ABC do Grafite 1ª Edição Sejam bem-vindos e viva o grafite!

Se você está aqui no site do ABC do Grafite é porque você curte arte, grafite (ou graffiti!) e ocupação de espaços públicos através de ideias e projetos que deixem as cidades mais seguras e animadas, certo?

O ABC do Grafite surgiu com o objetivo de criar um circuito de arte urbana na cidade de Rio Grande da Serra, no estado de São Paulo.

A cidade já possuía, no centro, um importante espaço público de convivência: a famosa pista de skate Sandro Dias Mineirinho. O espaço foi revitalizado em 2014, com uma grafitagem incrível de 10 artistas locais coordenados pelos expoentes da arte Chivitz e Minhau, que também presentearam a cidade com seus estilos inconfundíveis.

O resultado da revitalização da pista de skate foi tamanho que decidiu-se ampliar a ação da grafitagem, surgindo, então o ABC do Grafite.

O circuito de arte urbana criado pelo projeto contempla seis espaços públicos grafitados por artistas locais, com a curadoria do maneiríssimo grafiteiro SUBTU.

​Nesta 1ª edição do ABC do Grafite, além dos 6 espaços públicos, o município vizinho, Mauá, também recebeu uma ação de grafite.

Aqui no site vocês poderão ter acesso às fotos de todos os espaços recuperados e ressignificados pelo projeto, além das imagens das oficinas gratuitas oferecidas às crianças e adolescentes, vídeos com os bastidores e informações sobre os grafites.

Incluímos aqui, também, os painéis de grafite que já existiam na cidade, completando o circuito de arte urbana de Rio Grande da Serra.

Grafites

Oficinas

Artistas

Subtu
Subtu, curador do ABC do Grafite, começou a intervir na cidade de SP em 2000. Costuma trabalhar questões sociais em grande escala nos muros da cidade.
Cleber Gomes
Cleber Gomes, desenha desde criança e começou a usar técnicas de grafite em 2001. Estilo Old School.
FEL
Fel, utiliza a tinta para intervir no espaço urbano desde 2000. Além de grafiteiro, também é professor e realiza esculturas em diversas técnicas.
Fluvio
Mestiço
Mestiço, grafiteiro desde 2012. Freestyle no estilo Cartoon.
Novato
Novato, grafiteiro desde 2012. Freestyle no estilo cartoon e abordagem de temáticas sociais.
Pedro Binotti
Pedro Binotti, grafiteiro e artista plástico desde 2014. Especializado em retratos não figurativos.
Pice
Pice, grafiteiro desde 98. Freestyle no estilo Cartoon, Desenhos Fantásticos e Letras Wildstyle.
Testa
Testa, grafiteiro desde 2007. Freestyle no estilo Cartoon, Desenhos Fantásticos, Psicodélicos, Bomb e Old School.
TiL
TiL, grafiteiro desde 98. Freestyle no estilo Cartoon e Desenhos Fantásticos.

Vídeos

Texto sobre o relatório

Patrocínio

Parceiro de Mídia

Apoio

Realização