Fechar Menu [x]

Cia Hiato Nos Proporciona Um Exercício De Empatia No Teatro

Artes e Espetáculos | Thais Polimeni 06/05/16 - 02h Thais Polimeni

91-amadores

Em um primeiro momento, o que me veio em mente foi o espetáculo de formação de um curso livre de teatro ao qual eu assistir há alguns anos: “Solidão”, dirigido por Marco Plá. Ao final do espetáculo “Amadores“, novo projeto da Cia Hiato, fui ler a sinopse (geralmente deixo a parte racional – ou seja, a leitura do release – para depois. Vou assistir de alma aberta, sem expectativas ou desconfianças) e meu sentimento foi confirmado: “A nova criação da Cia Hiato – o espetáculo AMADORES – volta-se às experiências teatrais mais comuns (o evento comemorativo, a festa, a apresentação amadora de fim de ano, o exercício) e as subverte, colocando-as num espaço de artes, para refletir sobre nossa relação com a arte e como o nosso desejo por ela revela nossas histórias pessoais, superações e falhas.

Durante os 130 minutos de depoimentos alinhavados pela análise dos filmes de Rocky Balboa, eu chorei, ri e me segurei pra não levantar e participar das coreografias animadíssimas das cenas. As personagens apresentadas no espetáculo são interpretadas por atores profissionais e também por pessoas que nunca haviam subido em um palco. Assim, a maioria das personagens não são personagens e, sim, pessoas dando seus depoimentos sobre a trajetória de vida, a relação com a arte e o caminho para alcançar seus sonhos.

Os atores não-profissionais foram escolhidos por meio de um anúncio de jornal e, depois de feitas as entrevistas, os selecionados passaram por um processo de criação artística coordenado pela Cia. Hiato, que adicionou as técnicas teatrais resultando em cenas poéticas que nos transportam para o palco sem sair da plateia.

“Amadores” é um exercício de empatia por fazer nos colocar no lugar do outro e nos emocionar com histórias pelas quais nunca passaríamos. “Amadores” é um exercício de coragem para quem está no palco, é confiar em quem está na plateia. “Amadores” não é para amadores.

Amadores
De 29 de abril a 29 de maio.
Quinta a sábado às 21h; Domingos e feriado às 18h
R$40,00
Classificação: 16 anos
130 minutos

Teatro Anchieta – Sesc Consolação
Rua Dr Vila Nova, 245
(11) 3234-3000.

Tags: , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS