Fechar Menu [x]

Off-Carnaval

Artes e Espetáculos 13/02/15 - 12h Thais Polimeni

off-carnaval

Em Nova York, é famoso o circuito de espetáculos off-broadway, que são aqueles apresentados em teatros menores, locais alternativos, que fogem do circuito de musicais e superproduções. Nem todo mundo é fã dessas ostentações culturais, né?

No Brasil, em época de Carnaval, aqueles que não curtem muito essa festa popular ficam à mercê dos cinemas e dos ~excelentes~ programas da TV Aberta (que só passam notícias do que? Carnaval!). Por que não fazer uma programação off-carnaval, então? Livre de preconceitos contra quem prefere o sosseguinho.

Uma dica é o espetáculo “Além dos Cravos”, do “EmFoco Grupo de Teatro”, nascido e criado em Fortaleza, que se apresentará nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro. O local da apresentação é inusitado: o Cemitério do Araçá.

Qual a sensação de adentrar um cemitério? O que ele representa? O que é a vida? O que é a morte? A partir desses questionamentos, o espetáculo “Além dos Cravos” busca utilizar o espaço urbano – cemitério – como campo de experimentação artística. Este trabalho parte do desejo do Emfoco Grupo de Teatro em voltar o seu olhar para o uso de espaços alternativos e criar a cena a partir do jogo entre ator x público x espaço.

O cemitério é um local que nos leva a questionamentos sobre a vida e a morte, dois opostos que se complementam. Ao adentrar nesse espaço atores e público se propõem a refletir sobre o tabu – morte – e sua relação com os outros acontecimentos da vida. É por meio de uma vivência poética que o espetáculo convida os espectadores a se deslocarem por toda a extensão do cemitério e assim compartilhar experiências e incertezas acerca da vida e da finitude humana.” – declara o grupo.

Fica a dica para o programa off-Carnaval 2015!

O Grupo – Histórico
O EmFoco Grupo de Teatro foi criado em 2009 com o objetivo de pesquisar os expoentes do teatro contemporâneo, principalmente o uso do espaço não convencional, a arte relacional e a performatividade. Ao longo dos cinco anos, o grupo realizou diversas ações performáticas, além de cinco espetáculos: Preciso dizer que te amo (2009), Jardim das Espécies (2011), Que bicho é esse? (2012), Além dos Cravos (2013) e Price World ou sociedade a preço de banana (2014), sendo os dois últimos contemplados pelo IV Prêmio de Teatro da SECULTFOR e Laboratório de Pesquisa Teatral do Porto Iracema das Artes respectivamente. O espetáculo Além dos Cravos está em circulação no Ceará através da Plataforma de Circulação, edital realizado com patrocínio Petrobras.

Ficha técnica – Além dos Cravos
Encenação e Roteiro: Eduardo Bruno
Atores Performers: Dyhego Martins, Georgia Dielle, Lyvia Marianne, Marie Auip, Mario Filho e Thales Luz
Equipe de Produção: Lyvia Marianne, Eduardo Bruno e Marie Auip
Assistente de Produção: Ruy Rolim
Figurino: Igyno Rasmussen
Pesquisa Corpo e Vocal: Mario Filho
Costura: Isabel Anice
Adereços: Dami Cruz
Comunicação Visual: Voir Image e Triad Comunicação
Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo – Serviço Funerário
Apoio Gastronômico: Cantina e Pizzaria Piolin, Restaurante Planeta´s e Cantina Luna DiCapri

Além dos Cravos
De 13 a 15 de fevereiro de 2015
Sexta a domingo, às 16h
Duração: 80 min
Recomendação: 12 anos – Lotação: 45 pessoas
Tel. Informações: 11 98623-1232

Grátis – Espetáculo com público reduzido. Solicitação de data para reserva de ingresso pelo email: temporadaemfoco@gmail.com. Por razões climáticas ou indisponibilidade do cemitério, o espetáculo poderá ser cancelado.

Cemitério do Araçá
Avenida Doutor Arnaldo, 666 – Cerqueira César – São Paulo – SP

Informações da Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS