Fechar Menu [x]

Peter em Fúria

Artes e Espetáculos 16/01/14 - 02h Thais Polimeni

peterbanner

O Pequeno Teatro de Torneado, aquele grupo maravilhoso que apresentou o espetáculo “O Girador” (que eu postei aqui), vai estrear seu novo trabalho neste sábado, 18 de janeiro, às 20h.

Sou fã das produções deste coletivo, e não poderia deixar de indicar pra vocês. Aqui vão as informações do release. Depois que eu assistir, posto minhas impressões 😉

Peter em Fúria
Após aproximadamente dois anos de processo de pesquisa e de montagem, o “Pequeno Teatro de Torneado” irá realizar a estreia do seu mais novo espetáculo, “Peter em Fúria”.

O espetáculo é um musical criado pelas mãos de 31 artistas, resultante de uma releitura do conto “Peter Pan e Wendy” de J.M. Barrie, transposto para a realidade de uma favela brasileira.

Com dramaturgia e direção de William Costa Lima e musicas do próprio dramaturgo e do diretor musical Bruno Lourenço, o espetáculo conta com 12 canções inéditas.

Sinopse
O assassinato em uma favela serve como fio condutor da trama de “Peter em Fúria”. Ao longo da história, os personagens revelam seus anseios, criando um paralelo entre sonho e realidade.

Livremente inspirado na obra de J.M.Barrie, o autor se inspirou nos signos extraídos do conto e, através de uma metáfora dramática, construiu a sua versão para a lenda de Peter Pan.

Proposta do espetáculo
Peter em Fúria teve como busca central a possibilidade de contar uma história popular que contemplasse a exploração de temas sociais latentes em comunidades periféricas brasileiras.

O espetáculo propõe uma sensível reflexão sobre “o lugar dos sonhos em nossa sociedade contemporânea”.

A dramaturgia de “Peter em Fúria” faz um convite para um jogo de analogias entre os personagens reais de uma favela e os personagens do conto escrito por J.M.Barrie.

Nesses quase três anos de pesquisa, o grupo buscou uma forma estética e ética que contemplasse também as referências trazidas pelos próprios atores oriundos das mais diversas periferias da cidade de São Paulo.

O grupo
O “Pequeno Teatro de Torneado” é um coletivo de jovens artistas-criadores, coordenado pelo diretor e dramaturgo William Costa Lima. O grupo tem em seu currículo os espetáculos “Menina de Louça” (2006), “Primavera”(2008), “Refugo”(2008) e “Dias de Campo Belo”(2009), estes últimos apontados como destaques do Festival de Teatro de Curitiba 2009.

Com o espetáculo “O Girador” (2012), foram indicados a todas as categorias do FIT-Bahia e premiados nas categorias: diretor, texto, ator e atriz. Ainda em 2013, o espetáculo participou do Festival de Teatro de Indaiatuba, sendo indicado a todas categorias e premiado nas de: melhor texto, melhor cenário, melhor ator e melhor espetáculo.
O grupo também tem em seu currículo a participação em mostras, projetos e festivais como: Projeto Conexões – 2008, Festival de Cenas Cômicas Parlapatões – 2009, Circuito TUSP de Circulação 2010, Festival de Cenas Curtas do Grupo Galpão – 2010, Satyrianas 2011, Mostra Unifesp De Artes 2010/2013, Mostra de Repertório do Pequeno Teatro de Torneado – 2010 e 2012.

Informações sobre a temporada de Peter em Fúria
Estreia 18 de janeiro e permanece em cartaz por tempo indeterminado (no feriado de carnaval não haverá apresentação).

Sábados e domingos, às 20h
Casa de Teatro Maria José de Carvalho
Rua Silva Bueno, 1533 (Metrô Sacomã) – Ipiranga
Ingressos: R$40 e R$20 (meia entrada).
Reservas: teatrodetorneado@gmail.com

Para mais informações
www.torneado.blogspot.com
11 99662-0647

Ficha Técnica Completa

Dramaturgia e direção: William Costa Lima
Letras das músicas e melodias: Bruno Lourenço e William Costa Lima
Direção Musical: Bruno Lourenço
Arranjos: Bruno Lourenço, Fábio Caceffa, Franco Vieira e Renan Almeida
Supervisão de Arranjos: Fábio Caceffa
Preparação vocal: Andrea Arle
Preparação corporal: Karina Moraes
Elenco: Alberta Jaeger, Ana Carolina Bueno, Aguida Aguiar, Anderson Marques, Beatriz Barros, Beatriz Valsechi, Bruno Lourenço, Camila Alves, Dionatas Campos, Franco Vieira, Guilherme Valdoski, Isabel Boujikian, Julia Selena, Kainara Ferreira, Karina Moraes, Larissa Costa, Lucas Jaeger, Mariana Boujikian, Marina Yohara, Mike Rosa, Paulo Jaeger, Pablo Juan, Rafael Revadan, Tailície Paloma, Thais Moura e Thiago Andrade.
Iluminação e operação de luz: William Costa Lima
Montagem de Luz: Renan Almeida
Cenário: William Costa Lima
Projeto Cenográfico: Camila Neri
Direção cenotécnica e confecção do cenário: Paulo Jaeger
Adereços: Aguida Aguiar, Ana Dandara e Marina Yohara
Figurino: Mariana Aciolli e o grupo
Produção Executiva: Giancello Minotto
Assistente de Produção: Guilherme Valdoski
Assessoria de imprensa e multimídias: Beatriz Barros
Fotos: Ivan Stieltjes
Design Gráfico: Maria Clara
Coordenação geral do projeto: William Costa Lima
Realização: O Pequeno Teatro de Torneado da Cooperativa Paulista de Teatro
Apoio: Cia de Teatro de Heliópolis, Casa de Teatro Maria José de Carvalho e Teatro Lavanderia
Duração: 120min mais intervalo de 15 minutos.
Classificação indicativa: 12 anos

Peter em Furia

Tags: , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS