Fechar Menu [x]

Prof! Profa!

Artes e Espetáculos 28/10/13 - 03h Thais Polimeni

profprofa

Na quinta-feira passada, 24 de outubro, houve a reestreia do espetáculo “Prof! Profa!” no Teatro eva Hernz, na Livraria Cultura. Antes de conferir a montagem, combinei de jantar com duas amigas de longa data, pra batermos papo e nos atualizarmos da correria convencional do dia-a-dia.

Um das conversas que tivemos foram as dificuldades com as quais os professores têm que lidar nos dias de hoje. A irmã de uma das minhas amigas dá aula de biologia para uma escola estadual do interior de São Paulo e acaba se deparando com situações que envolvem falta de respeito, de consideração e descrédito dessa profissão que deveria ser, a meu ver, uma das mais valorizadas no mercado.

O espetáculo “Prof! Profa!” é um monólogo – encenado por Jandira Martini – sobre uma ex-professora que troca a sala de aula pelos palcos. O motivo é surpreendente, e é com o horror dessa surpresa que o texto (do dramaturgo belga Jean Pierre Dopagne) aborda temas como ética e a falta dela, o humano e o desumano, o instinto e a razão, estratégias do poder, o fracasso e o sucesso e com a passagem do tempo.

Ao sair do teatro, eu falei pra minha amiga: “Você pode trazer sua irmã pra assistir. Fala sobre a profissão dela, ela vai adorar!”. E minha amiga respondeu, num tom de humor negro, influenciada pela peça: “Hummm… Melhor não dar ideia!”. Mas se você não estiver pensando em desistir da profissão de professor, “Prof! Profa!” é uma ótima reflexão sobre a educação no Brasil.

Prof! Profa!
De 24 de outubro a 13 de dezembro
Quintas e sextas às 21h
Ingresso: R$ 40,00 – inteira / R$ 20,00 – meia
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Teatro Eva Herz
Avenida Paulista 2073 – Bela Vista
São Paulo – SP
Telefone: 11 3170 4069
Acesso para portadores de necessidades especiais

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS