Fechar Menu [x]

O Perigo Da Polarização Política Em “Senhor Das Moscas”

Artes e Espetáculos | Thais Polimeni 26/06/17 - 10h Thais Polimeni

127-senhor-das-moscas

Em cartaz em temporada gratuita até o dia 3 de dezembro de 2017, o espetáculo “Senhor das Moscas” foi originalmente escrito na década de 50, mas se apresenta profundamente atual nessa montagem para o teatro musicado (que sabiamente não foi transformado em um musical). São 12 jovens em cena que se encontram acidentalmente após um desastre aéreo (não se preocupem, que o desfecho é bem diferente de “Lost”).

“Senhor das Moscas”, de forma lúdica e despretensiosa, apresenta o processo de construção de uma sociedade e a fatalidade de uma polarização. Na história, aparecem dois perfis de liderança bem característicos: um totalitário e outro democrático. Um dos jovens é eleito líder da turma de forma espontânea, porém, havia uma espécie de oposição que almejava o poder e teve que aceitar a decisão da maioria. Após alguns acontecimentos, há uma cisão no grupo, levando o autoritário ao poder pela força e violência.

Nessa cena em que percebemos a polarização política, nem todos concordavam com a atitude do totalitário, porém, não o impediram de chegar ao poder. A apatia política também é um ato político. Quando um dos personagens sofre um acidente em um momento turbulento da história, não existem culpados ou inocentes: todos acabam se tornando assassinos e, ao mesmo tempo, vítimas.

Ao final do espetáculo, junta-se, aos 12 jovens, um personagem que se impõe acima de todos, cuja liderança já está institucionalizada. Aquela euforia da peça, subitamente é transformada em culpa com o surgimento do personagem final. Para muitos, esse desfecho é bem útil para esclarecer a moral da história, mas, para quem acompanha o atual momento político no Brasil, essa cena pode aparentar uma queda de energia, algo fora do contexto, uma moral que nunca vai existir.

“Senhor das Moscas” fica em cartaz no SESI, na Avenida Paulista, até o dia 23 de novembro de 2017. Grátis!

Senhor das Moscas
de 4 de maio a 23 de novembro de 2017
Quinta a sexta, às 15h (Agendamento escolar)
Sábado, às 15h | Domingo, às 14h30
Gratuito
As reservas antecipadas online para as sessões tem início a partir do dia 25 do mês anterior pelo sistema MEU SESI, e para as sessões entre os dias 16 e 31 têm início no dia 10 do mesmo mês, a partir das 8h.
Os ingressos remanescentes são distribuídos nos dias do espetáculo, a partir do horário de abertura da bilheteria.

Teatro do Sesi-SP
Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313
(em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Tags: , , , ,