Fechar Menu [x]

Arte Belga Em São Paulo | Urbanidade

Artes Visuais | Patrimônio | Thais Polimeni | Urbanidade 26/03/18 - 06h Thais Polimeni

33-arte-belga

A partir do dia 4 de abril, o Centro Cultural Fiesp receberá uma exposição sobre 100 anos de arte belga. Coincidentemente (ou não) recebemos, hoje, um e-mail da assessoria do site ViajaNet (não é publi, gente! hehehe) com dicas culturais e curiosidades de algumas cidades da Bélgica. Selecionamos algumas delas para você ir entrando no clima da Mostra, então pegue seu chocolate e sua cerveja belga e conheça um pouco mais sobre o país:

Em primeiro lugar, o chocolate: apesar de ser maravilhoso, o cacau utilizado não é cultivado na Bélgica, ou seja, o que faz a diferença é a técnica de produção. Em Bruxelas, capital do país, existe o “Museu do Cacau e do Chocolate”. Além dele, outro museu importante da cidade é o e o “Museu Magritte”, que reúne o maior acervo do mundo a respeito da vida e obra de René Magritte (veja aqui o vídeo sobre o famoso quadro “Isto não é um cachimbo”), maior artista plástico do país e que, sim, está entre os artistas cujas obras estarão expostas em São Paulo!

Um tema que nós, da Cult Cultura, gostamos de abordar, são os Patrimônios Mundiais da UNESCO (veja vídeo aqui). O centro histórico de Bruges encontra-se na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e já ganhou o título de Capital Europeia da Cultura, com sua atmosfera medieval composta por carruagens, candelabros e ruas de pedra. Para conhecer a história da cidade, existe o interativo museu Historium ao redor de uma praça chamada Grote Markt.

Pra quem curte moda, sabia que a cidade de Antuérpia é considerada o núcleo da moda da Bélgica, além de ser conhecida como o centro mundial dos diamantes? A cidade sedia o MoMu, museu completamente dedicado à moda. Esta cidade também foi lar de Rubens, famoso pintor barroco do século XVII. A casa onde o artista viveu tornou-se museu e possui muitas de suas obras no acervo.

Anote essas dicas para quando você for à Bélgica e, enquanto esse dia não chega, já se programe para ir à exposição sobre a produção artística belga entre o impressionismo e abstracionismo!

100 Anos de Arte Belga – do Impressionismo ao Abstracionismo
Coleção Simon | Curadoria de Laura Neve
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Período expositivo: de 4 de abril a 10 de junho de 2018
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h
Agendamentos escolares e de grupos: 3146-7439
Classificação indicativa: livre
Grátis

Sobre o ViajaNet
O ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundado em 2009, o ViajaNet é uma empresa 100% nacional e aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens online, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse: www.viajanet.com.br, www.facebook.com/ViajaNet e @ViajaNet.

Tags: , , , , , , ,