Fechar Menu [x]

Conheça As 100 Principais Fotos Eleitas pela Revista Time

Artes Visuais | Leonardo Cássio 12/12/16 - 03h Leonardo Cassio

297-100-fotos-time

O semanário Time divulgou em novembro o projeto 100Photos – The Most Influential Images of All Time, que apresenta as 100 fotografias mais importantes da história humana, com base em uma seleção feita por fotógrafos, historiadores, jornalistas, pesquisadores e curadores artísticos.

View_from_the_Window_at_Le_Gras,_Joseph_Nicéphore_NiépceAs fotografias passam por um arco temporal de 3 séculos (XIX, XX e XXI), sendo a primeira de 1826, tirada por Joseph Nicéphore Niépce, nomeada “View From the Window at Le Gras“, a primeira foto notoriamente reconhecida. A mais recente é uma das mais cruéis: uma criança morta na praia, resultado da guerra na Síria. A foto foi tirada por Alan Kurdi, em 2015.

De acordo com os editores do projeto da Time, Bem Goldberger, Kira Pollack e Paul Moakley, não há uma fórmula exata para descrever qual foto é mais influente do que outra. Como toda listagem, essa não deve ser unânime e haverá quem discorde e queira incluir ou excluir alguma das fotos. Sobre a curadoria, os editores declaram na apresentação do projeto: “algumas imagens estão na lista porque foram as primeiras do tipo, outras porque moldaram o quem pensamos. E algumas estão na seleção porque mudaram diretamente nossa maneira de viver. O que todas têm em comum é que elas foram pontos de virada para nossa experiência humana”.

Como não se trata de um concurso de fotografia, em que se pesam critérios técnicos e artísticos, as 100 fotos do projeto não são essencialmente magníficas do ponto de vista estético. São impactantes, como a do monge que coloca fogo no próprio corpo em 1963 ou pessoas pulando do World Trade Center, em 2001. São instantâneos de momentos que não podem ser reproduzidos. Claro, há fotos de beleza rara, como a de 1995, chamada Pilares da Criação, tirada pela NASA, e um curioso retrato da atriz Demi Moore, grávida em 1991, e uma das mais icônicas imagens de todos os tempos: o astronauta Neil Armstrong pisando em solo lunar, em 1969.

Só que o ponto principal é, mesmo, o clique de algo que mudou o mundo e que um feliz (ou infeliz) fotógrafo – observando que há foto de pessoas que não são fotógrafos profissionais – estava lá, como diz o clichê, no momento certo, na hora certa. Outra coisa legal é observar a transição das fotos preto e branco para as fotos coloridas e, principalmente, atentar-se para o fato de que a foto digital é recente. Os intrépidos fotógrafos tinham que se virar com seus rolos de filme, iluminação e fotografar no momento exato o que acontecia. Era muito mais difícil do que nos tempos atuais.

Além das fotografias e pequenos textos explicativos dispostos em uma linha do tempo, 100Photos – The Most Influential Images of All Time apresenta 20 documentários curtos das 20 mais influentes fotos, na opinião da lista da Time, e um texto que fala sobre o projeto.

Tags: , , ,