Fechar Menu [x]

A Arte “Profanadora” de Vartan Garnikyan

Artes Visuais | Cultura Digital | Leonardo Cássio 10/06/15 - 03h Leonardo Cassio

Batman

Então, o que o artista digital Vartan Garnikyan vem fazendo está causando uma singela divisão de opiniões. Para alguns é pura e simples arte, livre e criativa. Para outros é uma inconcebível profanação de pinturas clássicas.

Garnikyan é muito fã do Batman. Qual foi a ideia dele? Pegou quadros clássicos e inseriu as personagens do universo do Morcego nas telas. Monalisa, de Da Vinci, E o Grito, de Munch, estão com os rostos do Coringa. A Criação de Adão, do italiano Michelangelo, está com o canhão do Batman. E por aí vai.

Só que algumas pessoas ao verem o trabalho no site Bored Panda, começaram comentar de forma negativa: “Isso não é arte, você está desgraçando uma obra de arte”. Em autodefesa o artista respondeu: “Mas a verdade é que eu vejo isso como uma homenagem a eles”, não como algo profanador. Tenso.

Polêmicas a parte, todo mundo tem direito de criar o que quiser, mesmo que sejam releituras de obras clássicas (claro, não pode ferir direitos dos artistas, o que não é o caso). Quem não gostar pode continuar admirando os originais!

Abaixo as imagens e clicando aqui você pode conferir o portfólio completo de Garnikyan e um vídeo com a produção de A Noite Estrelada, de Van Gogh:

Batman 4

 Batman_3

Batman_1

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.