Fechar Menu [x]

Conheça O Festival Russo De Street Art: O Stenograffia

A Rússia da Copa | Artes Visuais | Leonardo Cássio 28/07/17 - 10h Leonardo Cassio

148-stenograffia

Estamos a um ano da próxima Copa do Mundo, que será na Rússia. O 7×1 está mais presente em nossas vidas do que muita coisa que foi esquecida, como a democracia e a empatia. Superaremos.

Com a proximidade do megaevento, resolvemos ressaltar coisas interessantes nos campos das artes e cultura vindos da Rússia, um país tão interessante e complexo quanto o Brasil. Começa que é o maior país do mundo em extensão territorial, divido em 2 continentes – Europa e Ásia – e faz divisa com 14 países. Já foi um dos países mais poderosos da história recente, quando protagonizou a Guerra Fria com os Estados Unidos. O país de língua eslava é uma potência esportiva, apesar do impressionante e escandaloso esquema de dopping envolvendo federações esportivas, agência antidoping, atletas e técnicos. No caso do futebol, porém, a Rússia não tem uma seleção de ponta.

Politicamente, a Rússia sofre, como o Brasil, com casos de corrupção há muito tempo. Tem um presidente que está mofando no poder e que é tido pela comunidade internacional como um assassino maníaco, o que não é nada muito diferente do que está na presidência dos Estados Unidos ou de países sul-americanos.

A cultura russa é uma das mais incríveis do planeta. São expoentes na dança, teatro, literatura; possui uma produção musical e cinematográfica riquíssima; concentra uma séria de patrimônios mundiais, pensadores e filósofos, além de figuras emblemáticas como o astronauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço, e Garry Kasparov, que, por muito tempo, foi o maior enxadrista do mundo.

A ideia aqui é mostrar pessoas, obras e projetos de destaque da Rússia para que você se conecte um pouco com o próximo país-sede, independente se você irá ou não para a Copa.

Neste post, apresentamos um festival de arte de rua, que acontece em diversas cidades da Rússia, o “Stenograffia”. Neste ano de 2017, ocorre a 8ª edição do festival e é possível encontrar uma enormidade de trabalhos legais. Destacamos aqui a obra “CTRL+X”, nome que faz referência a um comando dos computadores. Trata-se de uma projeção feita em um carro e em uma espécie de caçamba abandonados que se utiliza de técnicas de ilusão de ótica para apresentar múltiplas imagens na mesma base. Confira abaixo essa e outras fotos do Festival Stenograffia (clique em cada uma para ampliar):

Imagens: Divulgação site oficial e Facebook

Tags: , , , , ,