Fechar Menu [x]
Novos Posts

A Vida no Catavento Cultural

Artes Visuais | Multicultural 26/02/14 - 02h Leonardo Cassio

CataventoCulturalbanner

Química, Física, Biologia, Matemática, Geografia e História. Quem nunca passou aperto em alguma das matérias na escola? Para tornar a experiência do aprendizado das ciências mais lúdica e interessante, foi criado o museu CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL.

Com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, o Catavento Cultural é uma das bem sucedidas propostas museológicas da capital (de acordo com a instituição, é o museu mais visitado do país). Sediado na região central do município de São Paulo, no prédio do antigo Palácio das Indústrias (1924) e que já abrigou a sede da prefeitura até o ano de 1999, o Catavento possui uma exposição ao ar livre em seu espaço de entrada, com trens, aviões, charretes, bombas de gasolina antiga e outros maquinários e experimentos. Chama atenção a réplica do primeiro humano cientificamente reconhecido, a Lucy.

Internamente o museu é divido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Todas elas possuem exposições permanentes e também temporárias, como o espaço “Vida”, que entre os dias 15 de fevereiro e 09 de março recebe “Darwin – Evolução para Todos”, que conta a história desse gênio e sua passagem por nosso país, além, é claro, de falar sobre a Teoria da Evolução e a Seleção Natural. Complementando as exposições, o espaço oferece salas de ação educativa e interação: Nanotecnologia, Laboratório de Química, Monte dos Sábios (parede de escalada!) e Prevenindo a Gravidez Juvenil.

Na seção “Universo”, o espectador verá projeções, painéis e experiências sobre nosso sistema solar, estrelas, sobre Sol e sobre o planeta Terra. Uma das coisas mais divertidas nessa parte é uma balança que mostra seu peso nos 8 planetas do Sistema Solar (lembre-se que Plutão foi desconsiderado planeta e eliminado do grupinho!).

Na seção “Vida” é possível aprender sobre a fauna e flora, com foco no Brasil, vida marinha, corpo humano e evolução da vida no planeta Terra. Há uma árvore da vida que você pode tirar uma foto e completá-la com sua imagem (oia eu aí embaixo!).

Leo_Catavento

Em “Engenho” a criançada pira de vez! Só tem experimentos: máquina de fazer raio, de arrepiar os cabelos (literalmente, com energia), casa das ilusões, experimentos gravitacionais, de velocidade, atrito e etc. É tipo um Hopi Hari científico!

E, por fim, a parte “Sociedade”, onde há quadros e filmes explicativos sobre consciência cidadã e ambiental, além de laboratórios interessantíssimos.

O Catavento é um passeio obrigatório. É divertido para a família toda. Para os adultos, que têm paciência de ler, vale duas idas ao lugar, pois é bastante informação. Para a criançada, fica o aprendizado (de verdade!) em forma de diversão. É baratinho e, de quebra, você estará ao lado do Mercadão, o Mercado Municipal, e aí é só encher o bucho.

Catavento Cultural
Avenida do Estado x Avenida Mercúrio (veja mapa aqui)
De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
R$6,00 inteira e R$3,00 meia entrada (aos sábados é gratuito para todos visitantes)
Mais informações: http://www.cataventocultural.org.br/vis_esp

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS