Fechar Menu [x]
Novos Posts

E Se Você Fosse Refugiado?

*Destaque-Home | Artes Visuais | Leonardo Cássio 16/06/17 - 10h Leonardo Cassio

121-Abdalla-Al-Omari-1

A situação na Síria é desumana. O país – ou o que restou dele – está afundado em uma guerra civil – que de civil não tem nada – e, conforme falamos na matéria “Quem São os Capacetes Brancos”, a situação está longe de começar a melhorar.

A Síria está abandonada. Quando ocorre uma explosão em algum país europeu, a cobertura da mídia dura semanas. Nos chocamos. Na Síria, por sua vez, os bombardeios diários mal rendem comentários mensais dos jornais e, pior do que isso, o país virou um fantoche dos EUA e Rússia, nações responsáveis pela morte de centenas de civis sírios.

A crise dos refugiados sírios tirou nações como Alemanha, França e Inglaterra da letargia, obrigando-os a dar alguma solução ou reposta ao problema humanitário de proporções alarmantes. No entanto, é tudo insuficiente.

O artista plástico sírio Abdalla Al Omari, refugiado na Bélgica desde 2011, criou a série “The Vulnerability Series”, que coloca líderes mundiais na posição dos refugiados. Angela Merkel, Donald Trump, Kim Jong-un, Barack Obama e Vladimir Putin são algumas das figuras retratadas.

A ideia do artista é simples: causar reflexão e conscientização sobre a condição em que se encontram milhares de pessoas e, em um patamar mais utópico, despertar mais empatia nos figurões com relação aos refugiados.

Os quadros viraram uma exposição em Dubai, na Ayyam Gallery, aberta ao público até começo de julho. Clique em cada uma, abaixo, para ampliar:

Todas as imagens divulgação Instagram Abdalla Al Omari

Tags: , , ,