Fechar Menu [x]
Novos Posts

Arte é Foco dos Projetos do Porto Fab Lab

Artes Visuais | Cultura Digital | Thais Polimeni | TVCULT 21/07/16 - 06h Thais Polimeni

181-porto-fab-lab

O conceito de Fab Lab surgiu no MIT (Massachussets Institute of Technology) e incentiva a fabricação de objetos físicos a partir da criação digital. Em poucas palavras, o Fab Lab é um laboratório de fabricação digital. Existem mais de 400 fab labs no mundo inteiro e nós, da Cult Cultura, fomos conhecer o Porto Fab Lab, que tem o diferencial de ser focado em projetos artísticos.

Ângela Barbour, Diretora Executiva do Espaço Cultural Porto Seguro, que gerencia o Porto Fab Lab, conversou conosco nesta matéria da TVCult e nos fez refletir sobre a relação entre tecnologia e comportamento. Até pouco tempo atrás, nós apenas inserimos dados e informações no computador, agora chegou a hora do computador traduzir essas informações e nos oferecer um produto físico. Essa é a função do Porto Fab Lab: produzir qualquer coisa!

20160621_125115Para ser um Fab Lab, o local deve atender alguns pré-requisitos:

1. Estar em rede: “Um Fab Lab não existe sozinho, ele tem que trabalhar em conjunto com os outros“, destaca Ângela Barbour;
2. Possuir uma impressora 3D;
3. Possuir uma fresadora;
4. Possuir uma cortadora a laser;
5. Possuir uma plotter de recorte;
6. Oferecer um dia aberto ao público, o Open Day.

181-porto-fab-lab-maskO objetivo do Porto Fab Lab é ser usina de arte, ou seja, oferecer um lugar para produção artística tanto para artistas quanto para o público geral. O Open Day é realizado às sextas-feiras e o projeto pode ser enviado para o e-mail portofablab@espacoculturalportoseguro.com.br.

Dê o Play e veja esse especial da TVCult. Além da Ângela Barbour, também conversou conosco o Vinicius Juliani, instrutor de laboratório, apresentando o funcionamento de alguns equipamentos incríveis do espaço.

Clique aqui e acesse a programação de cursos e oficinas!

Tags: , , , , , , ,