Fechar Menu [x]

Arte-Educadora Cria Série De Fotos Em Homenagem Às Mulheres

APOSTACULT | Artes Visuais | Thais Polimeni 13/10/17 - 04h Thais Polimeni

184-mulheres-incriveis-somos-todas-raquel-ribeiro

We can do it! – Foi assim que começou o projeto “Mulheres Incríveis, Somos Todas”, da arte-educadora Raquel Ribeiro. Diferente do convencional, o contexto não foi um livro de auto-ajuda, uma palestra motivacional ou um texto feminista viralizado na internet.

Raquel tem cabelo curto e queria fazer um look diferente para o dia a dia e, como ela diz, “quem tem cabelo curto sabe que essa é uma tarefa difícil”. Seu primeiro penteado a fez lembrar o cartaz “We Can Do It” e, com a foto do seu novo look postada nas redes sociais, o tribunal da internet cumpriu seu papel. Raquel recebeu um comentário, digamos, num tom de crítica, dizendo que aquela imagem, que todos usam como símbolo do feminismo, representa, na verdade uma visão da sociedade machista. Imbuída de seu espírito de comunicadora e educadora, Raquel foi pesquisar a história da imagem (que você pode ler aqui) e descobriu que ela sofreu diversas transformações simbólicas desde a primeira versão, datada de 1943. Essa descoberta, gerada a partir da busca pela verdade – e não nas pós-verdades – fez Raquel refletir sobre o quanto as pessoas julgam tudo superficialmente, fixando suas opiniões nas aparências e ignorando fatos fundamentais para a construção de um símbolo.

Fazendo uma conexão com suas pesquisas informais sobre biografias de mulheres que se destacaram em suas respectivas épocas, Raquel decidiu fazer uma homenagem a cada uma delas. Mulheres que, em algum momento, receberam os holofotes, mas que tiveram vidas comuns, cheias de acertos, erros, dúvidas e cujas vitórias e conquistas são compartilhadas com todas nós.

Com uma produção focada mais na essência do que na imagem literal, Raquel se coloca na pele dessas mulheres, pesquisa suas biografias e produz fotos e textos que representam a visão da arte-educadora sobre esses ícones que já inspiraram tanta gente e continuam fazendo história. As fotos e textos são postadas na FanPage do projeto “Mulheres Incríveis, Somos Todas“. Até o momento, são 14 álbuns postados, e já fazem parte da coleção nomes como Malala, Rita Lee, Anne Frank, Coco Chanel, Monja Coen, entre muitas outras que fogem do óbvio e convencional.

Veja abaixo algumas fotos e siga a FanPage “Mulheres Incríveis, Somos Todas”!

Tags: , , , ,