Fechar Menu [x]

Arte Urbana Brasileira nas Ruas de Los Angeles (e Apoiada por Darth Vader)

Artes Visuais | Thais Polimeni 25/11/15 - 07h Thais Polimeni

mundano-darth-vader

Conheci o Mundano em um dos primeiros TEDx (falamos sobre TEDx semana passada, lembram?) que eu fui, realizado na ESPM. Ele apresentou seu trabalho com arte urbana e o que eu lembro até hoje foi a intervenção em carroças de catadores de materiais recicláveis, tirando-os da invisibilidade (leia aqui e aqui sobre a invisibilidade em grandes metrópoles). Trabalho incrível!

Quatro anos depois, recebo um e-mail com o título “Artivista Mundano faz intervenção na seca da Califórnia“. O nome do Mundano logo me chamou a atenção e, depois, a palavra “artivista”. Comecei a ler o release e pensei: “Será que é o mesmo Mundano do TEDxESPM?“. Fui pesquisar e encontrei o vídeo da palestra, o que não me deixou dúvidas de que, sim, era ele:

Em setembro deste ano, o Mundano foi para a Califórnia a fim de traçar um paralelo da seca de lá com a de São Paulo, replicando, nos Estados Unidos, as intervenções realizadas nos sistemas Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê. Ele levou uma instalação itinerante a oito localidades onde a paisagem foi drasticamente alterada pela falta de água:

Essa viagem mudou minha vida. Fui em busca das semelhanças com São Paulo e acabei encontrando mais diferenças. Embora as localidades estejam sofrendo com a seca, aqui [no Brasil] o contexto é outro: temos uma bacia hidrográfica invejável e ainda é possível ver um pouco de verde. Lá tudo está completamente seco, desértico. Apesar disso, não há falta de água para os cidadãos. É inacreditável que, com nossos abundantes recursos hídricos, isso esteja acontecendo aqui“, descreve.

A obra de Mundano, criada a partir de canos de água reutilizados, também foi instalada na Calçada da Fama de Los Angeles, onde interagiu com os artistas que fazem cosplay de celebridades de Hollywood.

Veja abaixo o vídeo que mostra, em quase 3 minutos, o trabalho de Mundano no processo de conscientização das pessoas a partir da arte:

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.