Fechar Menu [x]

Artistas se Reúnem para Conscientizar sobre a Crise Hídrica

Artes Visuais | Thais Polimeni 16/03/16 - 02h Thais Polimeni

46-agua-paisagem-alterada

Sou fascinada por esses grupos de estudo ou pesquisa que reúnem interessados em temas específicos para conversar sobre projetos em conjunto, sobre o mercado ou sobre as produções individuais que visam incentivar a contínua atualização profissional.

Essa é a proposta do “Em Branco“, grupo de artistas criado em 2004, que se reúne regularmente para discutir suas produções individuais e criar projetos de novas exposições. Ele é formado por Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Rocha e Patricia Furlong e, juntos, já apresentaram mostras em Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Brasília e São Paulo.

Este ano, o Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, recebe a nova mostra do grupo, chamada “Água, paisagem alterada”. São cerca de 50 obras dos artistas do grupo “Em Branco” e do artista irlandês convidado, James Concagh, que retratam esse tema da água (em especial a crise hídrica) a partir de um olhar artístico.

A contribuição dos artistas a essa tomada de consciência corre em paralelo aos fóruns que apontam a necessidade de preservação dos recursos naturais. É um jeito diferente de se ligar no que acontece, de apreender a realidade. Qual a cor do pó que levanta da terra seca? Como fica o céu quando a tempestade se aproxima? O artista traduz em imagens essas impressões.(…) Sua intenção não é registrar o que vê e sim, nos sensibilizar por meio de uma visão poética da paisagem“, comenta a curadora da mostra, Maria Alice Milliet.

Por meio de uma linguagem poética traduzida em pinturas, gravuras e desenhos, os artistas buscam sensibilizar o público para as questões relativas à água e ao meio ambiente. A abertura ocorreu no dia 12 de março e contou com importantes nomes, como o jornalista Marcelo Tas e a cônsul da Irlanda, Sharon Lennon.

A mostra fica em cartaz até o dia 30 de abril e depois segue para Porto Alegre, a partir do dia 7 de junho.

Água, paisagem alterada
De 12 de março a 30 de abril de 2016
De segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Entrada gratuita

Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araujo, 741, Pinheiros
11 3819-4120
Estacionamento no local

Tags: , , , , , , , , ,