Fechar Menu [x]

Artista Chinês Critica Carnificina Contra Animais

Artes Visuais | Leonardo Cássio 02/05/17 - 10h Leonardo Cassio

78-cao-hui

Em tempos de Operação Carne Fraca; de luta contra a chacina de rinocerontes que ocorre para extração dos chifres na África do Sul – um único chifre do animal pode valer milhões de dólares –; e pressões para mudança no mercado da moda, no sentido de não se utilizar animais, como cobras, coelhos e tigres para se confeccionar bolsas, tapetes e joias, o artista chinês Cao Hui criou uma série de esculturas hiper-realistas em resina e fibras que dão a impressão de serem de carne.

Cao Hui, ativista em causas de defesa dos animais, criou a série “Visual Temperature”, composta por objetos do cotidiano, como poltronas, jaquetas e luvas, com aspecto de pele, músculos, vísceras, nervos e sangue. O objetivo é causar repulsa, mesmo, fazendo o espectador refletir sobre como são feitas coisas que utilizamos diariamente. Você se preocupa com a procedência das coisas que consome? Não estamos falando propriamente de comida, mas sim de tênis, mochila, artefatos decorativos, etc., muitos deles, infelizmente, feitos às custas do sofrimento de animais, cujas mortes são banalizadas a troco de satisfazer exuberâncias grotescas de certas pessoas.

Claro que a discussão sobre a exploração animal é muito mais complexa. O consumo de carne, o uso de animais em experimentos de indústrias farmacêuticas ou de cosméticos e a forma como o agronegócio tem agido com os recursos naturais para se manter são assuntos que necessitam de intenso debate social para minimizar problemas aos animais, humanos e meio-ambiente. No entanto – e este é o cerne da questão do trabalho de Cao Hui -, estripar animais para se fazer bolsas é um passo além do aceitável.

O aspecto grotesco das esculturas de Cao Hui nos traz uma outra questão, que é o papel da arte como ferramenta de lutas sociais. A estética de “Visual Temperature” é feia, nos lembrando que arte, ao contrário do que muita gente raciocina, não é para ser bonita – deixando claro que feio e bonito são conceitos extremamente relativos.

T-8-8

8050660-6

T-7-7A

Cao_Hui_works__7_6

Cao_Hui_works__7_7

Cao_Hui_works__5_

Tags: , ,