Fechar Menu [x]

Conheça as Recém-Descobertas Esculturas de Michelângelo

Artes Visuais | Thais Polimeni 13/10/15 - 11h Thais Polimeni

esculturas-michelangelo

No último mês, foi apresentado um par de esculturas de Michelangelo, até então desconhecidas, datadas de 1494. A Art Research Foundation, Fundação de Pesquisa da Arte, realizou um estudo das obras, tendo analisado a plausibilidade da época de origem dos objetos utilizando métodos técnicos e científicos.

O exame da superfície prova que as tintas representam a primeira policromia ou a policromia original. Adicionalmente, as análises dos pigmentos e dos agentes ligantes confirmam a época de origem como cerca de 1494 e o país de origem como a Itália.

A datação da madeira foi realizada utilizando Espectrometria de Massa do Acelerador e mostrou que a data assumida (1494) estava no período de tempo calibrado (dendrocorrigido), com probabilidade de 100%.

Somente quando o período da criação foi provado além que qualquer dúvida a análise no contexto da história da arte foi iniciada e as comparações estilísticas foram feitas com os trabalhos confirmados. Para comparações com o trabalho autenticado no contexto da história da arte, o desenho geral das figuras foi identificado em 71 casos, com 79 paralelos estilísticos da cabeça aos pés feitos em detalhes e documentados em mais de 100 placas fotográficas.

Além disso, foi impossível encontrar um único elemento estilístico nas esculturas que não pudesse ser comparado com o trabalho autenticado. Este fato dissipa qualquer dúvida remanescente de que este par de esculturas é, de fato, trabalho de Michelangelo.

Pair of sculptures 2

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.