Fechar Menu [x]
Novos Posts

1944 x 2014

Artes Visuais | Cultura Digital | Leonardo Cássio 04/05/17 - 10h Leonardo Cassio

83-DiaD

Estava eu em um momento de atualizações no Facebook e eis que vejo um link dizendo que ali constava um projeto muito surpreendente. Fui, então, capitaneado pela persuasiva chamada e cliquei para ver sobre o que tratava.
Surgiu uma imagem antiga de navios, com oficiais, em uma espécie de porto. Descendo um pouco a página, há uma legenda dizendo se tratar de uma foto de junho de 1944 com botes da tropa americana que combateu na Segunda Guerra Mundial. A seguir, a descrição dizia mostrar a imagem do mesmo porto inglês em 2014. Na foto seguinte, idem: uma imagem de 1944, com descrição, seguida de dizeres sobre o local em 2014. Ao clicar sobre a imagem, observamos a foto de 1944 dar lugar à foto de 2014, sendo que ambas são dos mesmos lugares.

Trata-se de um projeto que marcou os 70 anos do Dia D, o desembarque na Normandia, França, no dia 6 de junho de 1944, uma das principais manobras de guerra pelo mar da história, que acabou definindo os rumos da Segunda Grande Guerra. Fotos históricas da Inglaterra e França no Dia D e em dias e semanas sequentes à invasão são comparadas com imagens do mesmo local feitas em 2014 pelo fotógrafo Peter Macdiarmid, da Getty Images.

É um projeto de uma simplicidade absurda, mas com um resultado muito impactante. A foto em preto e branco de Omaha Beach, na Normandia, por exemplo, repleta de navios, carros e dirigíveis de guerra em 44, comparada com uma pacata, bonita e melancólica praia em 2014 nos faz refletir como uma guerra é algo atroz. Quando olhamos para as imagens do conflito, visualizamos o barulho, a intensidade e o desconforto do momento. Quando clicamos e aparece a imagem atual, junto vem uma sensação de paz, de calma e uma certa tristeza. Essa transposição de imagens emite sensações muito além das visuais.

Acesse o projeto neste link e nos conte suas sensações!

Tags: , , , , ,