Fechar Menu [x]

Visite a Primeira Estátua de uma Artista Mulher no Rio de Janeiro

Artes Visuais | Thais Polimeni 22/08/16 - 04h Thais Polimeni

213-estatua-clarice-rj-leme

As Olimpíadas acabaram, a gente sai do Rio de Janeiro, mas o Rio não sai da gente. Quem continuar por lá para as Paralimpíadas, ainda vai pode conferir um monte de atrações que só a cidade maismaravilhosa oferece. Uma das possibilidades, pra quem ainda não foi, é visitar a estátua da Clarice Lispector, inaugurada em maio deste ano.

213-estatua-clarice-lispector-ulissesA famosa estátua do Carlos Drummond de Andrade gera filas e mais filas no calçadão de Copacabana, mas poucos sabem que grandes nomes da nossa cultura estão imortalizados no espaço público do Rio de Janeiro: Tom Jobim em Ipanema, próximo à pedra do Arpoador; Dorival Caymmi no Posto 6; Pixinguinha na Travessa do Ouvidor, no Centro; Manuel Bandeira na rua Santa Luzia, também no centro carioca e, agora, a mais recente homenageada é a escritora Clarice Lispector, com a primeira estátua de uma artista mulher na cidade.

213-estatua-clarice-lispector-edgar-duvivierCriada pelo artista plástico Edgar Duvivier (qualquer semelhança com Gregório Duvivier não é mera coincidência: ele é pai do ator), a estátua de Clarice com seu cachorro Ulisses foi instalada no bairro do Leme, próximo ao Posto 1, onde a escritora morou por mais de 10 anos. A verba para sua conclusão foi arrecadada através de investimento próprio e também com a venda de maquetes da obra, no valor de R$800,00 cada. As CLARICEinhas, apelido dado pelo criador, medem 15x12x11 cm, pesam aproxima 1.5 kg, são de bronze e soldadas à prata. O valor total do projeto (criação e instalação), segundo matéria publicada no O Globo, foi de R$90.000,00.

Não há notícias de que as miniaturas da estátua de Clarice ainda estejam à venda, mas, de acordo com o Instagram de Edgar, é possível receber mais informações sobre as Clariceinhas pelo e-mail evoe@mac.com. Vale a pena o contato! Nem que seja pra ficar na torcida para que venham mais projetos incríveis como esse por aí!

Tags: , , , , , , , , , ,