Fechar Menu [x]
Novos Posts

Exposição Hiperrealista no CCBB aborda Arte e Mutações Genéticas

Artes Visuais | Leonardo Cássio 04/12/15 - 12h Leonardo Cassio

comciencia

Depois da passagem do australiano Ron Mueck com suas esculturas gigantes hiperrealistas no final de 2014/ início 2015 pelo Brasil, a bola da vez está com sua conterrânea Patrícia Piccinini, que apresenta a exposição ComCiência no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

1O trocadilho do nome (com ciência x consciência) já desperta no público a ideia de que certos valores serão colocados em xeque na exposição. A abordagem de Piccinini é sobre as mutações genéticas, tão presentes e tão controversas em nosso tempo. Comida com genes de animais, animais com genes de plantas, plantas com genes humanos. Esse brincar de Deus é o mote reflexivo de ComCiência.

A artista cria esculturas que apresentam formas de vida híbridas entre plantas, humanos, animais e até máquinas. A primeira impressão é de espanto e repulsa, pois o diferente nos afasta. No entanto, com um pouco mais de atenção, enxergamos afeto e carinho nessas novas formas de vida. Lembrou-me um pouco o filme Distrito 9, onde criaturas alienígenas são segregadas dos humanos e, tempos depois, os humanos são “contagiados” com a genética destes.

Similaridades a parte, afirmo ser esta exposição um dos trabalhos mais significativos de arte que já presenciei. A exposição é um percurso que envolve todos os andares do CCBB e inclui, além das esculturas, desenhos e projeções.

Confira o vídeo teaser e mais informações da exposição:

ComCiência
Até 14 de janeiro de 2016
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
As visitas podem ser agendas no site do CCBB-SP, evitando superlotação
Diferenciais: Guia Auditivo
Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play), aplicativo com QR Code com informações sobre a exposição
Grátis

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
São Paulo – SP
11 3113-3651

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.