Fechar Menu [x]

Exposição retrata a Afetividade dos Moradores de Rua com Seus Animais

Artes Visuais | Thais Polimeni 19/11/15 - 07h Thais Polimeni

do-cinza-a-cor

Quem mora em cidades pequenas, quando vai para grandes metrópoles se assusta com a quantidade de moradores de rua e as condições precárias em que vivem. Infelizmente, a maioria das pessoas que mora há anos nessas grandes metrópoles acaba “se acostumando” com essa situação: é a tal invisibilidade da qual o Leo falou aqui.

O projeto SP Invisível abre nossos olhos através da literatura, contando histórias emocionantes de quem mora na rua. Com a mesma pegada, o projeto que vou apresentar neste post se utiliza de outra forma de arte para tornar essas pessoas visíveis: as artes visuais, com foco na fotografia e a pintura.

“Do Cinza à Cor” é um projeto do fotógrafo e jornalista Fábio Brito, que foi às ruas da cidade de São Paulo para captar cenas e demonstrar a relação de amor que os carroceiros e moradores de rua têm com seus animais. Depois de 3 anos fotografando esses momentos, Fabio convidou o artista Marcos Farrell para transformar 30 obras fotográficas em P&B em 30 novas pinturas coloridas.

Nas fotos, foram utilizadas técnicas de captação de longa distância e variação de enquadramentos; enquanto a transição para as telas utiliza tinta nanquim, pintura em acrílico, material reciclado, além de efeitos e ferramentas digitais.

do-cinza-a-cor-fabio-britoAprendi com eles valores que vão muito além do que eu podia imaginar. A relação dessas pessoas com seus animais têm como pilares a troca ou transferência de afeto, o sentimento de proteção que muitas vezes apenas pais e amigos têm uns com os outros, além da possibilidade de reaproximação com a sociedade. O animal se torna uma ponte, quebrando barreiras e rótulos que muitos colocam. Essas pessoas deixam de ser invisíveis ou marginalizadas e começam a ser percebidas, voltam a ser humanizadas pela sociedade”, explica o idealizador Fabio Brito.

A exposição se encerra hoje, 19 de novembro, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, São Paulo, com curadoria de Gilberto Miranda, pedagogo e reconhecido nacionalmente como especialista em comportamento animal. A organização foi feita pela Unideias e o patrocínio é da Premier pet, com realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, para a qual serão doados 10% dos catálogos da mostra.

Quem estiver pela Paulista, aproveite para se emocionar com essas belas fotografias e pinturas!

Exposição Do Cinza à Cor
5 a 19 de novembro de 2015
Grátis

Espaço Cultural Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 – Consolação
São Paulo – SP

Tags: , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.