Fechar Menu [x]

Florianópolis Recebe Exposição de Bebês Elefantes em Tamanho Real

Artes Visuais | Thais Polimeni 30/10/15 - 10h Thais Polimeni

elephant-parade-floripa-2015

Aqui em São Paulo, muitos conhecem a famosa “Cow Parade“, aquela exposição de esculturas de vacas nas ruas paulistanas. Ainda hoje, vira-e-mexe damos de cara com uma ou outra vaquinha remanescente (quem frequenta a rua Canuto do Val, na Santa Cecília, onde tem os bares da Lilian Gonçalves já viu algumas das 4 esculturas adquiridas pela empresária em 2010).

Agora, o Brasil recebe a Elephant Parade, fundada em 2006 por Marc e Mike Spits, pai e filho. Em férias na Tailândia, Marc conheceu um bebê elefante chamado Mosha, que havia perdido sua perna depois de pisar numa mina terrestre. Assim, surgiu a ideia de criar a Elephant Parade, uma das maiores exposições de arte do mundo, em que dezenas de esculturas, no tamanho real de um bebê elefante, são decoradas por artistas locais que transformam o ambiente urbano em uma galeria a céu aberto:

Queríamos fazer algo estrutural, algo que fosse rentável no longo prazo. Esta é a única maneira que nós podemos fornecer ao elefante um futuro sustentável“, afirmam Marc e Mike.

elephant-parade-floripa-2015-grafanteAo final de cada exposição, as obras são leiloadas e parte da quantia arrecadada é destinada à filantropia local e a projetos de preservação dos elefantes.

A primeira exposição foi realizada em 2007, em Roterdã, na Holanda (amor eterno à Holanda, gente!). Amigos do Asian Elephant Hospital, a “casa” da Mosha em Lampang, foi uma das primeiras organizações a receber contribuições geradas pelo evento e, até hoje, continua recebendo fundos para cuidar da mascote da Elephant Parade.

Segundo dados do site da Elephant Parade, 33.000 elefantes africanos são mortos a cada ano e há menos de 50.000 elefantes asiáticos no mundo. Se não fizermos nada, eles serão extintos em 30 anos. A perda de habitat natural, comércio de marfim e os conflitos entre humanos e elefantes são os maiores problemas que ameaçam os elefantes asiáticos e africanos.

Algumas empresas já estão patrocinando os elefantes da Elephant Parade 2015, como é o caso da Rodes Engenharia, cujo elefante está sendo pintado pelo artista Marcelo Barnero e cuja pintura você pode acompanhar, ao vivo, no Atelier Oficial da Elephant Parade no Shopping Itaguaçu. Todos as obras serão feitas lá até o dia 30 de novembro de 2015.

O público poderá conferir a exposição de 10 de dezembro a 29 de fevereiro de 2016 nas principais ruas, avenidas e parques da Grande Florianópolis.

Quer patrocinar um elefante? Escolha aqui o seu e depois clique aqui para entrar em contato com a organização e participar ativamente da Elephant Parade!

Tags: , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.