Fechar Menu [x]

Fotógrafa Piauiense Paula Moreira Conscientiza Sobre a Síndrome de Down

Artes Visuais | Leonardo Ribeiro 11/11/15 - 02h Leonardo Cassio

Paula-Moreira-banner

A fotógrafa e publicitária piauiense Paula Moreira tem um portfólio vasto de fotos de bebês, crianças, gestantes e famílias. Há três anos, conceituou um projeto novo que mantém sua linha de atuação, mas que retrata um grupo muito específico: as crianças portadoras de Síndrome de Down.

O projeto “Outro Olhar” surgiu com o objetivo de mostrar que crianças portadoras da “deficiência” são mais parecidas do que diferentes das “normais”. Paula realiza os ensaios de forma gratuita, doando as fotos aos pais que, em troca, liberam os direitos de divulgação para o projeto da artista.

É um gesto simples que faz toda diferença. Paula demonstra que os ensaios com crianças com síndrome de down são iguais aos feitos com crianças comuns, afinal, uma criança com down é uma criança normal. Uma criança com deficiência física é uma criança normal. Uma criança autista é uma criança normal. O que as torna diferente é o nosso modo de tratá-las. Se elas forem tratadas como qualquer criança, terão uma infância feliz, apesar dos cuidados especiais de que necessitam. Se forem tratadas com preconceito, nem é preciso terminar a frase para saber o que ocorrerá.

O projeto deu tão certo que ganhou, este ano, uma exposição que passou pelas cidades do Rio de Janeiro e Teresina. Abaixo, estão as fotos dos pequenos de divertindo! E ficam duas dicas de leitura sobre o universo de portadores de síndrome de down: O livro “O Filho Eterno“, de Cristovão Tezza e um conto deste blogueiro que vos escreve, chamado “Nunca Fui Uma Boa Pessoa“.

Paula-Moreira

Paula-Moreira (8)

Paula-Moreira (7)

Paula-Moreira (6)

Paula-Moreira (5)

Paula-Moreira (4)

Paula-Moreira (3)

Créditos: Todas as fotos Facebook Paula Moreira

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.