Fechar Menu [x]

Ilustrações Inéditas da Fauna Brasileira são Encontradas na Holanda

Artes Visuais | Leonardo Cássio 21/09/16 - 05h Leonardo Cassio

239-frans-post

O pintor Frans Post (1612-1680) acompanhou a expedição holandesa comandada por Maurício de Nassau realizada no Nordeste Brasileiro no meio do século XVII. Notabilizou-se por retratar, a pedido dos mecenas que o mandaram para lá, a fauna e flora brasileiras, apresentando aos holandeses como era a vida aqui nas Américas.

No começo de setembro foram descobertos 34 desenhos atribuídos a Post, que estavam em um arquivo na cidade de Haarlem, próximo a Amsterdã. O pesquisador que encontrou as obras, Alexandre de Bruin constatou se tratar de desenhos de Post após comparar o esboço de uma capivara com um dos animais que consta em um dos seus quadros.

Os desenhos, que são os únicos que se tem conhecimento, até agora, feitos por Post, devem ter sido produzidos aqui no Brasil, quando esteve entre os anos de 1637 e 1644. Ao que tudo indica, os 34 desenhos parecem ser esboços, estudos, de elementos que foram incorporados em alguns dos muitos quadros do artista.

Além de relevância histórica, os desenhos servem como documentação para ampliação do estudo da obra do holandês e mostram como o artista, em muitos casos, criou cenários mais romanceados do que realistas sobre as paisagens e modo de vida aqui no Brasil. O mais interessante destes desenhos são as anotações que Frans Post, relatando temperamento e comportamento de uns, bem como o gosto delicioso de outros.

Frans-Post (1)

Frans-Post (2)

Frans-Post (3)

Frans-Post (4)

Frans-Post (5)

Frans-Post (6)

Frans-Post (7)

Tags: , , , , , , , ,