Fechar Menu [x]

Folclore Brasileiro x Vingadores e Liga Da Justiça

Artes Visuais | Leonardo Cássio | Literatura | Multicultural | Patrimônio | Slider 27/11/18 - 08h Thais Polimeni

89-lendas-folclore-brasileiro

Brasileiros adoram lendas, mitos e folclore. Dos outros. Adoramos mitologia grega, nórdica, estadunidense e, em contrapartida, tratamos com desdém o imaginário popular tupiniquim, quase que com vergonha, implorando para que ele não exista. Claro que isso não se aplica a todas as pessoas, mas é raro vermos grandes manifestações de louvor às lendas nacionais. O mais comum é termos contato com o folclore na infância, por meio de cantigas populares, pequenos livros e um ou outro desenho. Para por aí.

Lembra de algum filme bom sobre lenda brasileira? Alguma série? Livro? Pois bem: para preencher essa lacuna, os principais quadrinistas brasileiros, entre eles Thony Silas, José Luís, Lucas Werneck, Cris Bolson e Adriano Augusto se reuniram para criar o livro de arte “Lendas”, que reunirá ilustrações das 50 maiores personagens do folclore brasileiro.

O projeto saiu das cabeças de Ivan Costa e Joe Padro, responsáveis pela Chiaroscuro Studios, uma das principais empresas de agenciamento de quadrinistas do mundo. Os nomes brasileiros que comporão “Lendas” são responsáveis por projetos nas principais editoras de HQs do mundo, como BOOM!, AfterShock Comics, Dark Horse, Marvel e DC. Sim! As ilustrações de Lendas terão artistas responsáveis por HQs da Liga da Justiça, Batman, Homem de Aço, X-Men, Capitão América e muito mais. Enfim nosso folclore à altura dos grandes mitos mundiais.

Não se trata apenas de um livro de ilustrações: “Lendas” apresentará uma pesquisa extensa sobre a origem, características e curiosidades de figuras como Mula-sem-Cabeça, Boitatá, Saci, Loira do Banheiro, Chupa-Cabras, Curupira e alguns menos conhecidos, como Corpo-Seco, Pai do Mato, Perna Cabeluda, Gorjala e Alamoa.

O projeto foi financiado via Catarse. A meta era conseguir R$25.000,00 e o interesse foi tanto que atingiu a cifra de pouco mais de R$88.000,00. O livro agora poderá ser adquirido na CCXP 2018 e, depois pelo site da Chiaroscusco.

Tags: , , , , , ,