Fechar Menu [x]

As Meninas do Quarto 28

Artes Visuais 11/06/14 - 05h Leonardo Cassio

quarto28banner

O Nazismo é um assunto que, após mais de meio século, ainda causa incômodo. O tema é recorrentemente abordado pelas artes e, buscando revelar fatos inéditos e originalidade, os projetos buscam recortes diferenciados sobre o holocausto.

E a exposição “As Meninas do Quarto 28” é assim: um pequeno fragmento histórico que ilustra de forma singular a influência da arte em meio ao caos e sofrimento. O projeto saiu do livro homônimo escrito pela jornalista alemã Hannelore Brenner (Editora LeYa) e chega ao Brasil após excursionar pela Europa e Israel.

Através dos 40 desenhos feitos por meninas judias, dos painéis com dados históricos e da réplica do quarto de 18 metros quadrados onde ficaram aprisionadas, é possível saber um pouco da rotina das 50 crianças que viveram no campo de concentração de Theresienstadt, próximo à cidade de Praga.

A história começou pelas mãos da artista plástica Friedl Dicker Brandeis, nome importante para a arteterapia, sendo considerada, por alguns estudiosos, uma precursora no assunto. Quando foi enviada para Theresienstadt em 1942, levou consigo poucos materiais artísticos e os utilizou para que as crianças confinadas desenhassem sobre qualquer coisa, a fim de afastá-las dos horrores que vivenciavam.

Resultado: nos dois anos que ficou ensinando arte antes de ser levada para Auschwitz, reuniu 5 mil desenhos, que foram achados 10 anos após o encerramento da Segunda Guerra Mundial. Das meninas que passaram pelo Quarto 28, foram encontrados cerca de 500 desenhos e 40 foram selecionados para compor o projeto.

E para quem acha que o que predomina são desenhos cinzas e tristes, que expressariam o sofrimento daqueles anos sanguinolentos, terá uma surpresa e tanto. Mate sua curiosidade indo no:

Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218 – São Paulo (Estações de metrô próximas: Consolação e Faria Lima)
11 2594-2601
mube@mube.art.br

Curadoria: Roberta Alexander Sundfeld

De 23 de maio a 29 de junho (terça a domingo)
Das 10h às 19h
Entrada Franca

Tags: , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS