Fechar Menu [x]

Meo Deos! É Tudo de Lego!

Artes Visuais | Leonardo Cássio 06/09/16 - 10h Leonardo Cassio

219-lego-the-art-of-brick

Será uma injustiça muito grande se o Lego não constar em nenhuma destas listas especializadas sobre as maiores invenções da humanidade. É um brinquedo universal, de proposta simples e resultado formidável do ponto de vista educacional e terapêutico, e que é um sucesso entre crianças de diversas gerações.

O Lego agora transformou-se em matéria-prima para obras de arte. Aberta no dia 11 de agosto na OCA, no Parque do Ibirapuera, São Paulo, The Art of the Brick é uma exposição composta por 80 obras feitas com peças de Lego.

Muito além de composições rigidamente geométricas é o que produz o norte-americano Nathan Sawaya com as famosas pecinhas. Entre as obras, há reproduções de corpos humanos em tamanho real, rostos diversos, objetos como um globo terrestre e uma maçã; estátuas gregas, reproduções de imagens famosas como uma foto de Pelé na Copa de 70 e do quadro O Grito, de Edvard Munch, além de um T-Rex gigante feito com mais de 80 mil peças de Lego. Há uma área dedicada às crianças, principais consumidores da matéria base da exposição.

O projeto é um mostra de pop arte. Sawaya não só compôs apenas uma interessante exposição esteticamente. Classificada pelo canal internacional CNN como “uma exibição obrigatória”, The Art of the Brick provoca o público ao colocar em museus e galerias uma exibição protagonizada por um dos produtos mais comercializados no mundo, cujo público-alvo são crianças. Sawaya aborda a reprodução da arte ao criar uma esfera metalinguística com suas recriações de quadros e esculturas famosas, ampliando a gama de significados contidos em The Art of the Brick.

A exposição fica em cartaz na OCA até o dia 30 de outubro e, em novembro, segue para o Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional. Confira a seguir as imagens e mais informações:

Lego 5

Lego 6

Lego2

Lego 8

Lego4

lego

Lego3

The Art of Brick
De terça a domingo, das 11h às 20h
Até 30 de outubro.

São Paulo: Oca/ Parque Ibirapuera.
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, S/n – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050.
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada).

Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional
Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-200
Abertura: novembro

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS