Fechar Menu [x]
Novos Posts

Sabia Que O Metropolitan Museum Tem Websérie? Conheça!

Artes Visuais | Cultura Digital | Leonardo Cássio 19/04/17 - 10h Leonardo Cassio

72-the-artist-project-met-museum

O Metropolitan Museum, popularmente conhecido como The Met, fundando em 1870 em Nova York, é um dos principais museus do planeta, com mais de 2 milhões de obras em seu acervo, entre telas, esculturas, artefatos de cerâmicas, fotos, peças de moda e objetos históricos, itens datados desde a antiguidade chegando às criações contemporâneas. Picasso, Rembrandt, Yves Saint Laurent, Botticelli, Rodin e Beatriz Milhazes são alguns dos nomes que possuem obras na instituição.

the met 1Com um acervo gigantesco desse, que permeia milhares de anos de história, é pouco provável que consigamos nos inteirar sobre tudo. Para facilitar a compreensão da historiografia do acervo do The Met, indo além das informações da ficha técnica das obras e da história de seus criadores, os responsáveis pelo museu criaram a web série “The Artist Project. O museu reuniu, até o momento, 120 artistas contemporâneos que apresentam obras do acervo de acordo com a própria ótica sobre elas em vídeo de 3 minutinhos. Mais do que falar sobre os aspectos conhecidos, acessíveis em pesquisas na internet e outras fontes de informações, os artistas falam de sua relação com certos elementos do museu, realizando uma análise pessoal sobre o que os inspira. Entre os participantes estão nomes como Natalie Frank, Walton Ford, Nick Cave, Ghada Amer, Vik Muniz, Alejandro Cesarco, Laura Mcphee e Nan Goldin.

É um relevante projeto de difusão das artes. Infelizmente nem todo mundo terá a oportunidade de ir ao The Metropolitan Museum e a web série permite conhecer parte do acervo. E mesmo para quem vai, seria preciso dias para conhecer tudo e, ainda, teria acesso apenas às informações básicas. Além do mais, as obras comentadas por artistas acabam sendo uma fonte de estudo das artes feito por especialistas.

the metNão é a primeira ação de difusão do acervo pela internet realizada pelo The Met. O museu disponibilizou um catálogo com 375 mil imagens de obras de arte diversas que podem ser utilizadas gratuitamente. No site, é possível acessar as imagens do acervo, de forma individual e com qualidade impressionante, observando detalhes que, em muitos casos, são impossíveis de observar a olho nu. Em algumas delas vocês verá o botão public domain e, então, poderá fazer o download para uso da imagem.

A web série The Artist Project está na sexta temporada – cada uma com 20 artistas. Neste link, está o teaser do projeto e todos os 120 vídeos – apenas em inglês.

Tags: , , , , ,