Fechar Menu [x]

Bom Retiro recebe Mostra de Arte Pública até 27 de Novembro

Artes Visuais | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 23/11/16 - 08h Leonardo Cassio

282-urbe-2016

Em uma época de enclausuramento e de afastamento da convivência no espaço público, especificamente o urbano, onde ocorre de forma potencializada o fenômeno mencionado, é com bastante alegria que tomamos contato com um projeto chamado Mostra de Arte Pública (URBE) 2016.

A URBE se classifica como uma plataforma de pesquisa e criação de arte vinculada aos espaços urbanos, responsável por apresentar projetos que criam diálogos entre pessoas, arte e lugares, buscando reflexão, ressignificação e transformação dos espaços públicos (entenda aqui sobre Placemaking).

A Mostra 2016 escolheu o tradicional bairro do Bom Retiro, área central de São Paulo, para instalar-se. O local vem passando por uma repaginação com o objetivo de dar mais visibilidade a sua faceta multicultural e recolocar-se como região de vital importância para a metrópole. A curadoria da Mostra de Arte Pública, a cargo de Alessandra Marder, Felipe Brait e Reinaldo Botelho escolheu três artistas para participar da edição 2016: Anaisa Franco, Guto Requena e Iara Freiberg.

As obras
Doce Reflexão – Anaisa Franco
Instalação artística em formato de pavilhão paramétrico onde o público interage, tendo sua face mapeada por fotografia e transformada em chocolate e panquecas impressos em 3-D. Posteriormente, imprime-se um adesivo que é aplicado sobre a face vazia das células arquitetônicas em formato de colmeia. O projeto busca reviver e mapear a origem imigrante do bairro (coreanos, bolivianos, mediterrâneos).

Me conta um segredo? – Guto Requena
Conjunto de mobiliários urbanos interativos, o trabalho retoma o eixo de investigação central da pesquisa do artista que busca romper as fronteiras do design, da arquitetura e do urbanismo, utilizando tecnologias digitais para ressignificar histórias e emoções da vida urbana.

Flutuação – Iara Freiberg
Flutuação é um exercício que investiga os volumes tradicionais da paisagem urbana. Cada participante, ao se deslocar pelo território e escolher seus percursos, terá experiências visuais estimuladas por flutuações desenhadas diretamente sobre superfícies arquitetônicas, atravessando construções de diferentes tipologias e usos. Essas marcas operam ora como sulcos, vazios, intervalos, ora como provocações ou invasões, que transbordam os traços dos edifícios, desmontando a composição e a estrutura regular próprias do urbanismo vigente.

A Mostra ocorre em 6 pontos diferentes do Bom Retiro, um endereço para obra de Franco, outro para obra de Requena e 4 pontos destinados à artista Iara Freiberg.

Sobre a Mostra de Arte Pública
A primeira edição da Mostra de Arte Pública aconteceu em 2012, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo. Cinco artistas foram responsáveis pelas três instalações de duas projeções que compuseram a mostra: Doma, Goma, Felipe Sztutamn, UrbanScreen e ZoomB.

Vídeo da primeira edição:

Mostra de Arte Pública 2016
Até 27 de novembro de 2016
Das 10h às 20h
Gratuito
Todas as informações: site URBE

Tags: , , , , , , , , ,