Fechar Menu [x]

O Brasil do Traço Milionário

Artes Visuais | Cultura Digital | Música 17/03/14 - 01h Leonardo Cassio

GalinhaPintadinhabanner

Quando falamos em personagens infantis brasileiros pensamos em…?

O pessoal lá pelos seus trinta, um pouco mais, já materializa a Turma da Mônica, claro! É um dos grandes fenômenos (se não o maior) quando o assunto é a criançada. Há também os inesquecíveis programas da TV Cultura da década de 90: Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum. Ê, nostalgia da moléstia!

E agora a internet trouxe mais um personagem que estoura o coração das crianças de alegria e o bolso dos pais de tristeza: a Galinha Pintadinha. Quatro CDs, três DVDs e um canal no Youtube com mais de um bilhão de acessos. Sim, bilhões de cacarejadas que hoje valem milhões de reais, tornando a cria de Marcos Luporini e Juliano Prado um dos produtos de maior valor do entretenimento nacional, com dezenas de produtos licenciados. Experimenta assistir a um vídeo do galináceo com uma dúzia de crianças e você entenderá do que estamos falando!

Para variar, o projeto foi rejeitado por uma série canais televisivos e encontrou na internet seu galinheiro de ovos de ouro (o trocadilho é ruim, mas é muito apropriado…). Tanto que chacoalhou a velha guarda por aqui, e na onda da Galinha vieram outros sucessos, esses televisivos, como Peixonauta e o ótimo Igarapé Mágico, da TV Brasil.

O bacana disso tudo é que a maior parte do material de Galinha Pintadinha é educativo e utiliza-se de musicalidade que retoma a cultura e cancioneiro popular, conteúdos que sofrem preconceito graças aos heróis da Disney e de Hollywood.

Confira o vídeo do Youtube que comemora a marca histórica:

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS