Fechar Menu [x]

O Coletivo selvaSP e o Ócio Contemplativo da Fotografia Urbana

Artes Visuais | Cultura Digital 16/01/15 - 11h Leonardo Cassio

Selva

Os coletivos de produção cultural têm desempenhado papel fundamental no campo das políticas públicas. Transgressores, idealistas e talentosos, os integrantes de coletivos criam uma arte sem amarras com interesses econômicos, corporativos e governamentais, produzindo obras genuínas, sonho de todo artista.

E essa é a ideologia empregada pelo coletivo selvaSP. 24 fotógrafos de rua mostram situações montadas ou espontâneas da relação entre os indivíduos e a megalópole, criando um mosaico de sentimentos de solidão, raiva, amor, alegria, tristeza, entre outros. Uma característica interessante das fotografias é seu caráter universalizante. Elas retratam um contexto urbano específico (São Paulo, no caso) sem a descrição ou localização exata dos cenários, com exceção de algumas fotos, dialogando com qualquer indivíduo de uma grande cidade do mundo. No trabalho do coletivo, o indivíduo e o espaço equivalem-se em suas dimensões simbólicas. É na rua onde tudo acontece e é na rua onde todos se encontram.

O coletivo selvaSP, segundo sua própria definição, “é um bando de fotógrafos de rua, aberto a todos que compartilham a prática do ócio contemplativo com a fotografia. Estado de espírito de olhar (des)atento na experiência de retratar, entender e principalmente sentir as ruas da maior cidade do hemisfério sul”.

Na plataforma digital do coletivo há uma série fotográfica em “MURO” com diversas imagens da capital paulista e regiões próximas. Em “teveCOPA…” são apresentadas imagens de sátira e crítica sobre o contestado evento esportivo. Para completar, há um manifesto sobre a importância e o papel das ruas e da fotografia de rua neste mundo atual onde se quer registrar tudo ao invés de sentir, onde ser quer apenas passar e não se comunicar.

Aprecie algumas fotos do coletivo:

Selva

Selva1

Selva2

Selva3

Selva4

Selva5

Selva6

Selva7

Mais em http://selva-sp.squarespace.com
Palavra Chave: Coletivo(s)
Fotos: Divulgação / Site

Tags: , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS