Fechar Menu [x]

O Tempo, a Natureza

Artes Visuais 12/04/10 - 08h Cult Cultura

Tenho viajado bastante nesse mês de abril. Aproveitei que uma amiga tirou férias e me chamou pra desbravar o Brasil com o Passaporte Azul (aquele que a gente paga 899 reais e pode ir pra onde quiser – nas cidades que a Azul atua, pagando apenas a taxa de embarque), e comecei a fazer uma pesquisa sobre os pontos culturais das cidades-sede da Copa do Mundo.
Já fui pra Fortaleza e Porto Alegre. Hoje, embarco pra Salvador e semana que vem (se eu conseguir tomar a vacina contra febre amarela), estarei em Manaus.
O que me chamou muito a atenção foi que fora de São Paulo, eu tive a impressão de que o tempo passa MUITO devagar. Comentei isso com uma amiga e ela disse que é porque aqui em Sampa, a gente tem muita coisa pra fazer. Mas não é bem assim. Em Fortaleza e em Porto Alegre, eu e minha amiga fizemos muita coisa, visitamos muitos lugares e quando a gente olhava no relógio, tinha passado 2 horas. Em São Paulo, mesmo sem fazer nada, o tempo passa voando.
Curiosamente, nesse final de semana, eu estava visitando o site de uma exposição fotográfica que vai começar no sábado que vem, e vi uma frase que me fez lembrar dessa minha indagação sobre o tempo:
“Quando a vida é vivida em excesso de informação, alimentação e preocupações, de efeitos intelectuais, racionais e sensoriais, todo o nosso recurso humano é desgastado rapidamente… Quando “alargamos os passos“ estamos reduzindo nossa distância de vida”. (Wu Jyh Cherng)
É uma frase pequena, mas cheia de interpretações e verdades. Pesquisei mais sobre a exposição e descobri que as fotos foram feitas a partir de uma pesquisa do artista, Rico, sobre “O Livro do Caminho e da Virtude”, de Lao Tsé. Além das fotos, também foi feito um documentário que será exibido no dia da abertura da exposição, 17 de abril.
O intuito das obras é propor ao público propor uma visão mais atenta aos mecanismos de equilíbrio da Natureza.
Achei uma proposta bem de acordo com o momento que estamos vivendo. Refletir sobre o nosso tempo é sempre um desafio para qualquer pessoa, para qualquer profissional.
Confiram:

QUINTAO, por Ricardo Venerito (Rico)
Abertura: 17 de abril, 16h
Exibição do documentário: 17 de abril, 17h
De 17 de abril a 1 de maio de 2010
Terça a sábado, das 12h às 20h
Espaço Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo – SP
Mais informações: http://www.quintaorico.com.br/
Por Thais Polimeni
Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS