Fechar Menu [x]

Alemanha Combate O Neonazismo Com Arte | Urbanidade

*Destaque-Home | Artes Visuais | Leonardo Cássio | Urbanidade 31/01/18 - 09h Leonardo Cassio

8-paintback-berlin-graffiti

No vídeo que fizemos sobre Grafite, Pixo e Hip Hop (assista aqui), falamos da importância social que os grafites tiveram e têm em diversas cidades do mundo. A última prova da força transformadora deste tipo de arte veio de Berlim, Alemanha. O país, que tem sofrido com o aumento da extrema direita, muito por conta da questão dos refugiados, observa na capital e em algumas cidades o aparecimento de desenhos de suásticas e outros símbolos nazistas.

Em resposta, um grupo de grafiteiros criou a campanha #PaintBack, que, de maneira sutil, vem combatendo ideias de intolerância. Os grafiteiros criam desenhos coloridos e divertidos por cima dos símbolos nazistas. O conceito é muito mais amplo do que apagar as suásticas: é mostrar, através da arte, que não há mais espaço em Berlim para extremistas.

Ibo Omari, um dos idealizadores do movimento e que trabalha com ações de hip hop, skate e grafite para crianças e adolescentes, tem uma loja de sprays e tintas e, em 2015, um morador da região foi realizar uma compra e declarou à Omari que seria para cobrir suásticas. Imediatamente o artista quis propagar a iniciativa, que desembocou no #PaintBack. Confira abaixo imagens coloridas e fofinhas criadas pelo movimento, o Tumblr, a Fanpage e o vídeo de apresentação do projeto, que, com uma frase, resume o espírito da campanha: Respondendo mensagens de ódio com amor.


Foto do banner: Sophia-Kembowski AFP

Tags: , , , , , , ,