Fechar Menu [x]

Parto Humanizado é Tema de Roda de Conversa no Terminal Parque Dom Pedro II

Artes e Espetáculos | Artes Visuais | Audiovisual | Literatura | Multicultural | Thais Polimeni 22/10/15 - 08h Thais Polimeni

parto-humanizado

Depois de ficar dois dias mergulhaaada nas planilhas de Excel da Trupe Sinhá Zózima (sim, blogueiras também sabem usar Excel, rapá!), nada mais coerente do que fazer um post sobre os eventos mara da Trupe, né?

Já falamos deles por aqui: a Trupe Sinhá Zózima é aquele grupo de teatro que apresenta peças no ônibus! Na verdade, essa é uma forma simples de falar sobre tudo o que eles fazem, pois a Trupe vai muito além de apresentar peças de teatro dentro do ônibus. Eles promovem a cultura principalmente a pessoas que não teriam fácil acesso a eventos de artes visuais, cinema, música e, é claro, teatro. É uma iniciativa que merece total valorização e destaque!

Neste mês de outubro, a Trupe promoveu uma série de atividades em comemoração ao Mês Rosa. A próxima terça-feira vai ser o último dia dessa programação, com uma roda de conversa com Luciana Benatti, autora do livro “Parto com Amor”, em que revela a trajetória de nove mães para conquistar o parto desejado. Um tema de profunda importância nesse momento de empoderamento feminino, de denúncias relacionadas às práticas obstétricas… Nesse momento em que duas grandes amigas minhas estão grávidas :), me fazendo mudar espontaneamente o tema das conversas para “partos”, “chás de bebê” e “fraldas ecológicas”. Me fazendo, principalmente, exercitar a tabuada do 4 pra calcular o número de meses referentes à quantidade de semanas de gestação. O aprendizado é geral, mas a decisão sobre o parto tem que ser da mãe!

Apareça nessa terça-feira na Roda de Conversa, na Plataforma 0 do Terminal Parque Dom Pedro II, e tenha mais bagagem e conteúdo para falar com suas amigas, primas, irmãs que estão esperando babies! Ou, se você ou sua esposa estiver grávida, que tal saber um pouco mais sobre o parto humanizado?

27 de outubro, 20h
Parto com Prazer, com Luciana Benatti

Duração: 60 minutos
Lotação: 28 passageiros
Distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação na plataforma zero do terminal
GRATUITO

Roda de conversa sobre parto e nascimento no Brasil com Luciana Benatti autora do livro Parto com Amor.
Nos últimos anos vem crescendo no Brasil o número de mulheres que desejam viver uma experiência de parto mais ativa e prazerosa, sem intervenções desnecessárias e com cesariana apenas como último recurso, opção conhecida como parto humanizado. A principal característica desse modelo de assistência é o respeito ao protagonismo da mulher e ao ritmo natural do nascimento.

Lançado em 2011, o livro Parto com Amor, de Luciana Benatti e Marcelo Min, documenta esse universo por meio de relatos e fotos: revela a trajetória de nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que compõem a exposição. A roda de conversa abordará aspectos do tema de acordo com o interesse e as questões trazidas pelo público.

6 a 27 de outubro
Exposição Parto com Amor

Plataforma zero do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II
GRATUITO

Com fotos de Marcelo Min de partos humanizados que compõe o livro homônimo escrito por Luciana Benatti (Panda Books, 2011), o trabalho revela a trajetória de nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que compõem a exposição.

Formado em comunicação pela Cásper Líbero (1995), Marcelo Min dedicou-se ao fotojornalismo por quase 20 anos. Em dupla com a repórter Eliane Brum, notabilizou-se pelos retratos de pacientes à beira da morte. Na outra ponta da vida, motivado por suas experiências com a paternidade, documentou partos e nascimentos humanizados. Morreu repentinamente, em agosto de 2015, aos 46 anos, deixando um importante legado de fotografia contemporânea, do qual fazem parte as nove imagens que compõem esta exposição, parte do livro Parto com Amor (Panda Books, 2011), trabalho que realizou em parceria com sua mulher, a jornalista Luciana Benatti.

6 a 27 de outubro
Útero Urbe

Plataforma zero do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II
GRATUITO

A artista plástica e grafiteira Carol Teixeira fará um living painting de graffiti no ônibus da Trupe Sinhá Zózima

MÊS ROSA
Livre para todos os públicos
Terminal Urbano Parque Dom Pedro II (av. do Estado s/n)
Distribuição do ingresso 1h antes em frente ao banner de divulgação na plataforma zero do terminal
Mais informações: 55 (11) 9.6292-0447 | contato@sinhazozima.com.br

Tags: , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.