Fechar Menu [x]
Novos Posts

Enfrente O Sombrio Da Alma Nas Fotos De Peter Zelei

Artes Visuais | Leonardo Cássio 03/03/17 - 03h Leonardo Cassio

45-peter-zelei

O fotógrafo húngaro Peter Zelei tem um trabalho muito diferenciado, que foge de simplismos maniqueístas. As séries fotográficas por ele criadas trabalham de forma dialética, apresentando uma visão de mundo caótica, baseada nas contradições da alma humana. Os conceitos de bom e ruim, belo e feio, claro e escuro são relativos, contraditórios e desorientados, como todas as pessoas são.

Peter-Zelei-1
Esteticamente, as fotos têm uma beleza calcada no terror, no estranhamento de figuras postas em situações bizarras. Zelei busca trabalhar níveis do inconsciente humano, como faz na série “Beauty and Beasty”, onde retrata os arquétipos de personalidade de Carl Jung – persona, sombra, anima, self – mesclados ao modo como enxerga cada um deles. Repare que, em algumas séries, há bonecas que simbolizam a criança interna das pessoas, sempre apresentadas em contextos esquisitos.

Peter-Zelei-2
A série “Nigredo” faz referência à escuridão que consta na psicologia analítica de Jung. O termo Nigredo é uma metáfora para tratar do sombrio que existe em cada indivíduo. É um ensaio que mescla erotismo com referências religiosas, em preto e branco, e algumas fotos com vermelho de sangue.

Peter-Zelei-3
A série “Angel”, como o nome entrega, trabalha com tema religioso, colocando uma paciente curada do câncer de mama no papel da Santa Agatha de Sicília, padroeira de pessoas com este tipo de câncer. Nas fotos, a modelo apresenta certo teor de erotismo no papel da santa, com a curiosidade de que a cicatriz em seu peito é real.

A obra de Zelei explora a psique humana, baseada em conceitos densos e interessantes. A religião, o erotismo, o terror, a luxúria e o sobrenatural são alguns dos elementos trabalhados por ele. O ambiente soturno da alma humana é transformado em poesia visual por Zelei, em uma obra sem precedentes na fotografia.

Veja mais imagens no Instagram de Peter Zelei.

Tags: , , , ,