Fechar Menu [x]

Mostra Busca Representatividade Negra Através de Ícones Pop

Artes Visuais | Leonardo Cássio 15/08/16 - 01h Leonardo Cassio

207-mostra-fotografica-identidade

Não há momento mais propício de se realizar uma mostra de representatividade negra do que esse período olímpico. Nossa única medalha de Ouro, até o momento, veio de uma judoca, Rafaela Silva, que foi hostilizada há quatro anos de uma maneira tão vil por conta de sua cor que só de prosseguir com a carreira já é um feito. Hostilizada por brasileiros e, mesmo sendo atleta de ponta, foi tratada como lixo.

É mais do que urgente buscar a representatividade negra em diversas esferas sociais. É escandaloso pessoas pensarem que é um exagero a inserção dos negros como protagonistas (em papéis que fujam dos clichês de traficante faxineira, escravo, etc.) em projetos de filmes, novelas, teatro, entre outros, em um país cuja maioria é NEGRA.

Idealizada por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira, a Mostra Fotográfica “Identidade” está em cartaz até 28 de agosto de 2016, com entrada gratuita, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. O projeto tem como foco mostrar a falta de participação dos negros na indústria cultural, relegados, geralmente, a papéis secundários. Celebridades como Milton Gonçalves e Sheron Menezzes são transformadas em personagens do universo da cultura pop, como a protagonista de “Kill Bill”, “A Pequena Sereia”, “Harry Potter”, “O Menino Maluquinho”, a Elza, de “Frozen”, Mary Jane, do “Homem-Aranha”.

É um projeto importante e com execução estética impecável. Confira:

Identidade

Identidade (2)

Identidade (3)

Identidade (4)

Identidade (5)

Fotos: Studio Faya/Divulgação

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS