Fechar Menu [x]

O Castelo Mais Lindo Da Barra Funda

Artes Visuais | Audiovisual | Thais Polimeni 01/06/17 - 10h Thais Polimeni

109-ra-tim-bum-o-castelo

O Memorial da América Latina (saiba mais aqui) tem realizado exposições que nos cativam pela nostalgia e valor emotivo. No ano passado, o Leo foi conferir “A Vila do Chaves” (clique aqui para lembrar), sobre o seriado de maior sucesso do SBT até hoje. Este ano, o tema da nova exposição é o criativo programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibido pela TV Cultura na década de 90. Fui convidada pela Talita Lombardi (clique aqui para assistir à entrevista que fizemos com ela) para visitar “Rá-Tim-Bum, O Castelo” e foi um dos passeios mais emocionantes que já fiz.

Cresci assistindo à TV Cultura. O primeiro programa do qual eu me lembro era “Bambalalão”. Concomitantemente, tinha “Catavento”, depois veio “Rá-Tim-Bum”, “Glub Glub” e, finalmente, “Castelo Rá-Tim-Bum”. Revisitar o Castelo, depois de mais de 20 anos da estreia, me fez perceber a importância que a TV teve (será que ainda tem?) na minha geração. Somente ao visitar a exposição, eu pude ter dimensão da quantidade personagens, cenários e detalhes que foram criados para nos entreter e desenvolver. Tinha sapato que falava, bichos (não tão escrotos) no esgoto, cobra rosa, fadas que moravam no lustre, personagens do folclore brasileiro, jornalista, entregador de pizza, extraterrestres, gêmeos cientistas, rato que cantava, adulto com smartphone conectado à internet em uma época que o ápice da tecnologia era o pager… Talvez eu deva creditar a maluquice non-sense dos meus sonhos aos anos que eu passei vendo “Castelo Rá-Tim-Bum”!

A exposição montada no Memorial da América Latina (com direito à construção externa do Castelo Rá-Tim-Bum!) ainda não tem data de término (oba!), mas vale à pena visitar o quanto antes, pra ver tudo novinho. Não consegui ir à exposição do Castelo no MIS, mas me disseram que, no final, estava tudo meio quebrado e sem preservação… Acredito que o Memorial investirá na conservação do espaço, mas correr o risco pra quê, né? Adquira logo seu ingresso clicando aqui. A venda é feita para um determinado dia e horário e muitos já estão esgotados.

Veja aí em cima o vlog feito pela Talita, no canal “Menina Executiva” (inscreva-se no canal dela, especialmente se você se interessa por empreendedorismo!). Amo vlogs e amei ter participado desse, tão especial!

Rá-Tim-Bum, O Castelo
Visitações: terça a sexta-feira, das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$20,00 (meia-entrada, R$ 10,00)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta-feira, das 9h às 18h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (pagos)
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Fonte: site do Memorial da América Latina

Tags: , , , , , , ,