Fechar Menu [x]

Rappers Brasileiros Criam Trilha para Atletas Patrocinados pela Caixa

Artes Visuais | Audiovisual | Leonardo Cássio | Multicultural | Música 04/07/16 - 05h Leonardo Cassio

164-campanha-caixa-olimpiadas

A busca por audiência em eventos gigantes como as Olimpíadas é intensa e somente como muita diferenciação e inventividade é possível ter um bom posicionamento de mídia, que não caia no ostracismo e mesmice de sempre em que recaem muitas marcas/empresas.

Considerando que ainda vivemos dias de propaganda de cerveja com mulheres saradas; marcas de carne utilizando testemunhal de artistas e apresentadores e marcas de estéticas utilizando estereótipos inatingíveis, seria pouco provável que um banco – um serviço que a maior parte das pessoas usa, mas sem empatia nenhuma com ele – fizesse uma campanha interessante sobre as Olimpíadas. O trivial: relacionar verbos como vencer, ganhar e lutar ou adjetivos como campeão, realizador e conquistador dos competidores com conceitos das instituições como líder, maior do país, etc.

A Caixa Econômica surpreendentemente pegou o caminho oposto da maioria das marcas e criou uma campanha que mais parece de produtos ligados ao desporto do que de um banco.

“Sons da Conquista” apresenta os atletas olímpicos e paralímpicos patrocinados pela Caixa através de uma composição exclusiva feita por um rapper que, na sequência, foi transformado em um clipe. O vídeo que apresenta a campanha é de autoria de Edi Rock, dos Racionais MC’s, o único com imagens reais. Os outros são feitos com animações e grafismos belíssimos.

Projota compôs sobre Fernando Fernandes (ex-modelo), da paracanoagem; Rashid canta sobre o campeão olímpico Arthur Zanetti; Joice Silva, da desconhecida modalidade wrestling ganhou uma música da Karol Conka e, por fim, Alan Fonteles, do paratletismo, virou uma música regionalizada do RAPadura. A Caixa patrocina outros atletas que ganharão composições. Além das músicas, os atletas ganharam murais de grafite do artista Valdi Valdi na cidade do Rio de Janeiro, com a mesma linha visual dos clipes.

Todos os clipes, making of e imagens dos murais estão publicados no site da campanha. No endereço, é possível encontrar depoimentos dos atletas homenageados, ficha completa de todos os outros que são patrocinados pelo banco, destacando que as modalidades não são as mais conhecidas do grande público, principalmente as paralímpicas; uma campanha de interação com internautas chamada “Conquiste as Ruas/ Muralize-se”, pela qual é possível você mandar uma foto sua via Facebook para virar um grafite do Valdi Valdi; na sessão “Museus da Conquista”, há o resumo de 40 anos de patrocínio esportivo da Caixa e, finalmente, todas as músicas estão disponíveis para download.

Sensacional! Campanha marcante, que valoriza o atleta e não o banco; vídeos com músicas que chamam a atenção na TV e viralizam na internet; músicos atuais que dialogam com diversas vertentes e que têm um trabalho que as pessoas querem ouvir; legado através das criações musicais e painéis artísticos atemporais e site que condensa anos de história de patrocínio de uma forma gostosa de acompanhar. Muitas medalhas!

Confira os vídeos e inspire-se!




Tags: , , , , , , , , , ,