Fechar Menu [x]

Siga Os Passos De Vincent Van Gogh!

*Destaque-Home | Artes Visuais | Cultura Digital | Leonardo Cássio | Multicultural 04/08/17 - 10h Leonardo Cassio

149-van-gogh

Vincent Van Gogh tem estado bastante presente essa semana aqui na Cult Cultura. Na terça-feira, em nossa série #Urbanidade, apresentamos uma ciclovia temática sobre o pintor (clique aqui para conhecer!). Van Gogh estabeleceu-se com um dos maiores pintores de todos os tempos. No entanto, sua fama mundial veio após a sua morte, em 1890. Sua vida foi marcada pela depressão, solidão e por momentos complexos, como a amputação de um pedaço da própria orelha.

Um simpático projeto chamado “RouteVanGoghEurope – Discover Vincent’s life & art” propõe intensificar a relação dos fãs com o legado do artista. Na plataforma digital, o internauta tem acesso a museus onde estão suas obras, lugares onde viveu e espaços dedicados ao artista espalhados por 3 países: França, Bélgica e Holanda, onde nasceu.

A ideia de realizar uma imersão na vida de Van Gogh partiu de três amigos – Ruben, Jiro e Frank -, que seguiram os passos do artista, visitando lugares que ajudam os interessados entender, através da experiência presencial, um pouco sobre a alma inquieta do pintor. São lugares belíssimos, divididos em espaços urbanos e paisagens rurais, que ajudam na reflexão sobre o legado de um dos principais mestres da pintura.

Veja abaixo o vídeo “Follow Van Gogh I – The beginning of the journey”, que mostra o início da jornada dos amigos seguindo os passos do artista:

Há outros 4 vídeos que você pode ver aqui e na página do Facebook  e através da hashtag #followvangogh, você pode dividir experiências próprias pelos caminhos de Van Gogh.

Acesse a plataforma (em inglês) para conhecer os pontos turísticos e muitas outras informações, incluindo uma linha do tempo com a biografia do pintor: http://routevangogheurope.eu/

Essa é mais um prova que amizade e arte produzem ótimos resultados!

Foto: Route van Gogh Europe, Fondation Vincent van Gogh em Arles

Tags: , , ,