Fechar Menu [x]

Street Art – Um Panorama Urbano

Artes Visuais 10/04/14 - 08h Thais Polimeni

banksybanner

Sim, eu sou apaixonada pelo Banksy desde a primeira foto que eu vi de uma obra dele, aquela da menina com sua bexiga em formato de coração que sai voando, que geralmente vem acompanhada pela frase “Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém merece minha confiança” .

Um dia, de passagem pela Fnac, vi que tinha um livro dele em promoção: “Banksy – Wall and Piece“. Ao começar a lê-lo, descobri que ninguém sabe quem ele realmente é: sua verdadeira identidade é desconhecida. Como o livro era em inglês, achei que eu tivesse entendido errado (veio a boa e velha pergunta: “Como ele ganha dinheiro?“), então pesquisei algumas coisas na internet, até que achei um documentário sobre street art, feito pelo próprio Banksy… E ele aparece com um capuz, sem mostrar o rosto! Concluí: Banksy é um mito e eu entendi o livro, mas até hoje não entendo como alguém pode ser anônimo em um mundo de internet, mídias sociais e celulares com câmera.

Trollando-nos ou não, o fato é que Banksy conseguiu fazer com que a arte urbana tivesse um destaque especial. Há artistas plásticos especializados em intervenções urbanas, que deixam cidades do mundo inteiro mais bonitas e charmosas. E é com obras desses artistas que foi criada a exposição “Street Art – Um Panorama Urbano“, com curadoria da produtora portuguesa Leonor Viegas, instalada na Caixa Cultural de São Paulo (Sé). Há obras de brasileiros, portugueses, franceses, italianos, além é claro, do inglês Banksy, incluindo uma obra inédita sua!

Gostei muito de tudo o que vi: da ousadia dos portugueses “MaisMenos”, das placas enormes expostas em locais peculiares do francês “Rero”… Mas gostei especialmente (sem bairrismo, juro!) da dupla italiana “StenLex”, que cola tiras de papel em paredões até formarem retratos gigantes de pessoas anônimas. Incrível!

A exposição fica em cartaz até o dia 20 de abril. Ainda dá tempo de se programar!

Veja abaixo os artistas e seus respectivos sites:
Banksy (Inglaterra) – http://banksystreetart.tumblr.com
StenLex (Itália) – http://stenlex.net
±MaisMenos (Portugal) – http://maismenos.net
Nunca (Brasil) – https://www.facebook.com/nunca.art
Jef Aerosol (França) – http://www.jefaerosol.com/
Vhils (Portugal) – http://www.alexandrefarto.com/
Rero (França) – http://www.reroart.com

Observação: A imagem do banner não está na exposição. Só coloquei no banner porque o Banksy conseguiu retratar exatamente o que eu senti quando meu visto foi negado, que ontem completou um ano.

Exposição Street Art – Um Panorama Urbano
Até 20 de abril de 2014.
De terça a Domingo, das 9h às 19h.
Entrada Franca
Recomendação Etária: Livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência

Imagem do StenLex
stenlex

Documentário do Banksy

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS