Fechar Menu [x]

Tecnologia + Cultura: Conheça a Nova Forma de Arte Desenvolvida por Artista Russo

Artes Visuais | Thais Polimeni 15/12/15 - 02h Cult Cultura

victor-petrik

O cientista e artista Victor Petrik combina a arte à tecnologia, criando um modo de produção de imagens em 3D sobre pedras preciosas com diferentes níveis de dureza. Durante 20 anos, Petrik montou sua coleção de modo particular, com aproximadamente 90 retratos de pessoas famosas da história e da modernidade feitos em rubis, safiras, topázios e outras gemas naturais ou pedras sintéticas.

Para criar as obras, Petrik desenvolveu seu próprio equipamento para a síntese de pedras preciosas, além de ter criado tecnologias que permitem a produção de esmeraldas e rubis de tamanho final, com características previamente inalcançáveis.

O processo de produção é feito da seguinte forma:

Primeiro, um retrato é feito de materiais de plástico normal: essa é a parte criativa. Como Petrik também é psicólogo, ele dá corpo não somente às similaridades do retrato em plástico escultural, mas também aos mais profundos aspectos da personalidade do sujeito;

Depois vem a fase da transferência da imagem para a gema. Aqui, nenhuma tecnologia de processamento de gema dura,  anteriormente conhecida, poderia ser usada, como laser ou tecnologia de ultrassom. E, ainda hoje, cientistas encontram dificuldades para formular suas suposições sobre a técnica de Victor Petrik!

A mais recente obra feita por Petrik integrará a coleção do Louvre. Trata-se de um retrato do presidente da Rússia, Vladimir Putin, feito em uma safira da cor azul escuro, medindo 100x90x44 mm e pesando 611 gramas.

Para conhecer mais obras desenvolvidas com essa tecnologia, acesse o site da Soli Art, de Victor Petrik.

Tags: , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.