Fechar Menu [x]

Uma Obra De Arte No Meio Do Deserto Da Namíbia

Artes Visuais | Leonardo Cássio | Música | Slider 15/01/19 - 09h Leonardo Cassio

2-obra-de-arte-no-deserto

África foi um super mega blaster hit dos anos 80 a melhor década de toda a história da banda norte-americana Toto. Você (incluindo os jovens) talvez não esteja associando o nome à canção, mas assim que você der o play nos vídeos, seu coração se encherá de alegria e perceberá que algumas coisas nasceram para ser eternas.

No caso da música supracitada, a eternidade foi garantida por meio da instalação artística Toto Forever, do artista namíbio-germânico Max Siedentop (no site dele, o cursor do mouse vira um peixe; é demais), que quis prestar uma homenagem ao continente africano, assim como a música inspiração da obra fez décadas atrás.

O artista pegou uma série de alto-falantes, tocadores de MP3 e um monte de baterias solares e postou em um lugar aconchegante no deserto da Namíbia, onde a instalação ficará para todo o sempre reproduzindo “Africa”. Ainda que o artista tenha certeza de que o intempestivo clima deva, em algum momento da trajetória humana, destruir a criação, o que vale mesmo é a originalidade.

O ponto exato onde a está a instalação não foi revelado, portanto, somente ele e possivelmente os satélites da NASA sabem. Será uma jornada e tanto ir procurar a obra de arte. Para quem não é aventureiro, basta dar o play no vídeo e curtir a música:

O mais legal da repercussão da obra foram os milhões de views que o clipe original acumulou e a descoberta que a banda Weezer concebeu um cover do hino. Que ano!


Tags: , , , , ,