Fechar Menu [x]

Traços Inéditos de Francis Bacon

Artes Visuais 05/08/14 - 08h Leonardo Cassio

expobaconbanner

O irlandês Francis Bacon (1909-1992), que possui a pintura mais cara já leiloada, chega a São Paulo com a exposição “Italian Drawings”, no Paço das Artes, Cidade Universitária, São Paulo.

A coleção tem várias particularidades. A começar pelo fato de ser composta por 43 desenhos coloridos e em preto e branco. O artista, durante sua carreira, afirmou veementemente não produzir desenhos, o que, descobriu-se anos atrás, não ser verdade. Justamente por isso que os desenhos ficaram guardados até os anos 2000 em segredo.

Bacon 3Outra curiosidade vem do fato desta série ter sido dada de presente para Cristiano Lovatelli-Ravarino. O jornalista italiano foi o último companheiro de Bacon, que nos anos 80 recebeu todas estas obras, só as apresentando ao público depois de mais de uma década.

Quem conhece a obra do pintor estranhará os desenhos. Eles não possuem a força visual impactante dos seus quadros. São mais simplistas, parecendo estudos, esboços das pinturas. No entanto, esses desenhos foram feitos nos últimos anos de sua carreira, o que implica ter sido fora de seu auge criativo. Portanto, os desenhos retomam ou referem-se aos temas prediletos do autor, o que configura não esboços de projetos anteriormente feitos, mas criações que recontam fontes de inspirações. Retratos de amigos e pinturas sobre a igreja são alguns dos exemplos.

Os desenhos inéditos já passaram por Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha e Inglaterra. E agora podem ser conferidas na capital paulista, com entrada franca, até o dia 7 de setembro. Palestras e oficina educativa também fazem parte da programação de “Italian Drawings”.

Italian Drawings
Até 7 de setembro de 2014
Terças a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 12h30 às 17h30

Paço das Artes
Av. da Universidade 1 – Cidade Universitária
São Paulo – SP
Telefone: 11 3814-4832

PALESTRAS E OFICINA
“Francis Bacon e a Arte Contemporânea”
23 de agosto (sábado), das 14h30 às 16h30
Ministrante: Agnaldo Farias
Foi curador geral da 29ª Bienal de São Paulo de 2010 e fez parte da representação brasileira da Bienal de Veneza de 2012. É também crítico e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Mediação: Priscila Arantes

“Francis Bacon e a arte de dar forma à violência”
30 de agosto (sábado), das 14h30 às 16h30
Ministrante: Márcio Seligmann-Silva
É doutor pela Universidade Livre de Berlim, pós-doutor por Yale e professor livre-docente de Teoria Literária na UNICAMP.
Mediação: Priscila Arantes

Local das palestras: Sala Multiuso
Inscrições: a partir do dia 01/08
Telefone 3814-4832 ou pelo email: educativo@pacodasartes.org.br? (Enviar nome completo, telefone e e-mail / informar qual palestra deseja participar)

Vagas limitadas

Bacon 5PAÇO CRIANÇA
“Oficina Retratos fantásticos”
26 de julho (sábado), das 14h30 às 16h30
Ministrante: Zebra5
O coletivo formado por seis educadores-artistas acredita no jogo como um valioso elemento de aprendizagem estética. A oficina Retratos Fantásticos propõe que crianças de várias idades se retratem com giz pastel sobre um papel espelhado, explorando os efeitos que esses materiais proporcionam. Assim, a vivência proporcionará uma aproximação com o universo de Francis Bacon.

“Oficina: O Lugar da Figura”
9 de agosto (sábado) das 14h30 às 16h30?
Ministrante: Núcleo Educativo do Paço das Artes
Nesta atividade, a aproximação com as obras de Francis Bacon ocorre por meio da prática do desenho e da pintura. Os pequenos irão utilizar diferentes materiais gráficos e pictóricos sobre papeis de formatos variados.
Público: Crianças a partir de 06 anos acompanhadas por pais ou responsável
Inscrições: a partir do dia 01/07 para a oficina “Retratos Fantásticos” e a partir do dia 21/07 para a oficina “O Lugar da Figura”

Local da oficina: Espaço Triangular

Telefone 3814-4832 ou pelo email: educativo@pacodasartes.org.br (Enviar nome completo, email, telefone e idade da(s) criança(s))

Vagas limitadas

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS