Fechar Menu [x]

Quero Investir em Arte. Como Faço?

Artes Visuais | Thais Polimeni | TVCULT 23/08/16 - 03h Thais Polimeni

215-tvcult-clube-de-gravura-mam

Quando falamos em obras de arte, pensamos nas pinturas e esculturas milionárias de antigos colecionadores donos de mansões ou herdeiros de famílias tradicionais.

A exposição dos 30 anos do Clube de Gravura do MAM, que finalizou neste final de semana, 22 de agosto, despertou nosso interesse sobre curadoria, valorização das obras e sobre o funcionamento de um clube de gravura.

Colecionar arte deixou de ser privilégio de magnatas, porém, poucos sabem por onde começar. Uma excelente opção são os Clubes de Gravura, em que há um número restrito de sócios que recebem obras de arte anualmente, mediante associação. Os artistas convidados para criar as obras são escolhidos por um curador e, após a Prova do Artista (P.A.), as obras são produzidas, numeradas e assinadas.

O curador do Clube de Gravura do MAM, Cauê Alves, na entrevista que vocês podem conferir neste post, deu uma dica muito valiosa para quem pretende investir em arte: “Quem compra ação estuda as empresas, vai atrás, conhece… E quem compra arte tem que ir atrás, tem que estudar, tem que conhecer o artista“. O mais importante de tudo, porém, é gostar de arte. Arte para refletir, para alegrar o ambiente, para trazer aquela sensação de nostalgia ou de contemporaneidade.

Fátima Pinheiro é a coordenadora do Clube de Gravura do MAM e também conversou conosco. Ela explicou que o Clube comporta, no máximo, 100 sócios e não há restrições para se associar. Ainda há vagas e, quem se interessar, é só seguir um dos passos abaixo:

1) Enviar um e-mail para clubedagravura@mam.org.br;
2) Acessar o site do MAM e preencher o formulário disponível neste link;
3) Ligar para 11 5085-1406.

O valor da anuidade (2016) é de R$ 5.080,00, podendo ser dividido em até 10 vezes. Pagamentos à vista ganham 5% de desconto.

Assista à nossa TVCult e descubra curiosidades sobre arte, curadoria e gravura! Não se esqueça de se inscrever no nosso canal para sempre receber as atualizações de vídeos!

Foto: Filme “Caçadores de Obras-Primas”, 2014

FICHA TÉCNICA TVCult | 13/ 2016
Direção, Captação de Som e Imagem e Edição: André Cobra, da Bemdito Comunicação, Bemdito Comunicação
Produção: Leonardo Cássio e Thais Polimeni, da Cult Cultura e André Cobra, da Bemdito Comunicação
Apresentação: Leonardo Cássio e Thais Polimeni
Locação: MAM – Parque do Ibirapuera. Portão 3. São Paulo – SP

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

202-mam-sp
AgendaCult Especial MAM
  • 05/08/16 - 05h
Art Auctions
Martelando a Arte
  • 12/02/14 - 07h