Fechar Menu [x]

Uma Ciclovia Inspirada Em Van Gogh | Urbanidade

Artes Visuais | Leonardo Cássio | Urbanidade 01/08/17 - 10h Leonardo Cassio

153-van-gogh-path

A Holanda é um país encantador e inspirador. Não faltam exemplos, inclusive alguns dele vivenciados pela Thais Polimeni na viagem que fez, resultado de um edital vencido pela Cult Cultura, para fazer um curso na capital do país, Amsterdã.

O país conhecido pelo uso intensivo das bicicletas inaugurou, na cidade de Eindhoven, uma ciclovia inspirada na obra de Van Gogh, “A Noite Estrelada“, de 1889. Idealizada pelo Studio Roosegaarde, de Daan Roosegaarde, a Van Gogh Path, nome dado à ciclovia, faz parte de uma campanha do governo para intensificar o uso das bicicletas para locomoção ao trabalho e fez parte da comemoração ao 125º aniversário de morte do pintor pós-impressionista, celebrado em 2015. A meta do governo holandês é aumentar em 20% o uso de bicicletas em 20 anos – contados a partir de 2015 – como transporte ao trabalho, lembrando que muita gente já as utiliza.

A ciclovia, com cerca de um 1 km, utiliza-se de lâmpadas de LED, mantidas com energia solar, para criar um efeito brilhante muito bonito, beleza à altura da obra do homenageado. É um projeto muito completo, pois alia sustentabilidade, arte, mobilidade, tecnologia e placemaking, transformando a pedalada em uma experiência sensorial intensa e humanizando ainda mais o espaço público.

Confira abaixo o vídeo do Studio Roosegaarde apresentando a Van Gogh Path:

Tags: , , ,