Fechar Menu [x]
Novos Posts

Conheça A Técnica De Wallcut, A Escultura Em Muros

Artes Visuais | Leonardo Cássio | LUGARCULT 07/06/17 - 10h Leonardo Cassio

114-wallcut-had

Existe um coletivo de arte bem diferente no leste europeu: o HAD. Ele é composto por três artistas de vertentes distintas: Muhamed Bešlagić, conhecido do HAMO, é arquiteto; Anel Lepić é artista plástico e Damir Sarač é especialista em street art.

Em 2015, o HAD ganhou notoriedade mundial com a exibição “Walls”, realizada na cidade natal do coletivo, Visoko, na Bósnia e Herzegovina. A exibição utilizava a técnica de wallcut, que consiste no “corte” de paredes seguido por pintura nas diferentes camadas resultantes da demolição. É de pirar (veja o vídeo abaixo). O coletivo, assim, conseguiu unificar as diferentes especialidades de cada um e compor uma exibição peculiar, que foi realizada em uma fábrica abandonada, sendo um perfeito exemplo de placemaking (saiba mais sobre placemaking no nosso canal).

Depois de “Walls”, o coletivo realizou, em 2015, outro projeto de wallcut: “Silence”. Nesta exibição, o HAD solicitou permissão para criar, em um determinado muro, também na cidade de Visoko, uma obra homenagem às vítimas do Massacre de Srebrenica, na Bósnia, 1995, um dos grandes assassinatos em massa da história. Apesar do direcionamento, o coletivo frisou que a homenagem se estende para todas as vítimas de quaisquer conflitos existentes (são muito infelizmente…).

Para entender melhor a técnica de wallcut do HAD, confira o vídeo abaixo e clique em cada uma das imagens para ampliar as obras.


Fotos e vídeo: Divulgação / Site oficial HAD 

Tags: , , , , , ,