Fechar Menu [x]

Yayoi Kusama – Obsessão Infinita

Artes Visuais 08/07/14 - 10h Thais Polimeni

image

Nascida no Japão, radicada em Nova York, artista plástica, feminista e adora tirar fotos do próprio corpo nu. Poderia ser Yoko Ono, mas é Yayoi Kusama. Nasceram na mesma época (1933 e 1929, respectivamente), mas, apesar de Yoko Ono ter recebido maior destaque da mídia, é em Yayoi que ela se inspira para criar sua arte.

Em São Paulo até 27 de julho de 2014, a exposição “Obsessão Infinita”, de Yayoi Kusama, reúne obras de arte criadas entre 1950 e 2013. São quatro salas que recebem as famosas instalações interativas cujas fotos ocupam nossa timeline cada vez mais. Aquelas fotos das bolinhas, sabem? É realmente impressionante o impacto visual de cada uma, associadas a jogos de espelhos, luz negra, adesivos, luzinhas e falos… É, a essência da obra de Yayoi, diferente das fotos fofas que sao publicadas nas redes sociais, não tem nada de infantil e ingênuo. Ela utiliza a arte para expressar seus medos e complexos.

Yayoi é homossexual e era (era, porque agora vive em uma instituição psiquiátrica no Japão) ativista do feminismo. Ao vermos suas esculturas cheias de falos, poderíamos imaginar que fosse ninfomaníaca (o que combinaria com a parte “Obsessão” do título da exposição), mas seu depoimento a seguir nos explica essa relação:

…Eu adoto meus complexos e medos como temas. Fico aterrorizada só ao pensar que algo longo e feio como um falo me penetre, e é por esse motivo que construo tantos falos.” – Yayoi Kusama

Toda a excentricidade da artista foi muito bem aceita pelo mercado. Yayoi fez uma das coleções mais vendidas da Louis Vuitton e fotografou artistas como George Clooney para a conceituada revista W:

image

image

Apesar da imensa fila, vale a pena entrar em contato com a obra e o processo criativo desta artista que, apesar de ainda estar em busca de sua leveza, nos deixa mais leves ao mostrar que, se soubermos trabalhar nossos complexos e medos, eles podem ser brilhantemente coloridos e admirados (e rentáveis, quem sabe?).

Obsessão Infinita, de Yayoi Kusama
De 22 de maio a 27 de julho de 2014.
De terça a domingo, das 11h às 20h
Grátis

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros, SP
11 2245-1900

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS