Fechar Menu [x]

Como É A Produção Cinematográfica Na Suíça?

Audiovisual | Thais Polimeni 28/05/18 - 06h Thais Polimeni

43-7-panorama-do-cinema-suico-contemporaneo-hafis-e-mara

Até o dia 18 de junho, três capitais no Brasil receberão produções do atual cinema suíço, que fazem parte do “7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo”. O evento já passou por São Paulo (Cinesesc e CCBB), agora acontece em Brasília (CCBB-DF até 10 de junho) e finaliza dia 18 de junho no Rio de Janeiro (CCBB-RJ a partir o dia 30 de maio).

O cinema suíço é pouco exibido no Brasil, então é uma excelente oportunidade para conhecer a filmografia do país. A programação conta com longas de ficção e documentários, além de curtas-metragens. Tive a oportunidade de assistir ao documentário “Hafis e Mara“, seguido de um bate-papo com o cineasta Mano Khalil, no Cinesesc. Mano disse que, na Suíça, não há diferenças entre “ficção” e “documentário”. Lá, tudo entra na programação de forma igualitária, sem a necessidade de informar se é documentário ou ficção.

“Hafis e Mara” conta a história de um casal formado por uma suíça e um suíço-libanês. Mano Khalil, o diretor, por sua vez, é sírio. Portanto, antes de mais nada, o filme já aborda a questão da imigração. O documentário mostra o cotidiano profissional de Hafis e o cotidiano pessoal de Mara. Um artista plástico feliz com sua profissão e financeiramente sustentado pela esposa; uma esposa que se diz contente com sua vida, mas cujo corpo expressa o oposto. “Hafis e Mara” apresenta a história de um casal comum, uma prova de que todos nós temos histórias pra contar, memórias e momentos que nos diferenciam de outras vidas, outras relações: é só ter alguém que se interesse para ouvir, que preste atenção nos detalhes, algo difícil de se encontrar hoje em dia, mas que Mano Khalil faz com excelência.

Você pode assistir a esse e outros filmes no CCBB-DF(clique aqui para ver a programação) e no Rio de Janeiro (siga a FanPage do evento e acompanhe a divulgação).

Nossos parceiros do CinemaSim fizeram uma entrevista com o diretor Mano Khalil. Veja abaixo!

Tags: , ,