Fechar Menu [x]

A Ironia de “Tolerância”

Audiovisual | Cultura Digital | Thais Polimeni 06/09/16 - 05h Thais Polimeni

222-tolerancia-ivan-ramadan

Nascido na Bósnia e Herzegovina, o então arquiteto Ivan Ramadan resolveu fazer um curta-metragem em animação que abordasse o tema da intolerância, sentimento radicalmente presente em seu país.

Lançado em 2008, “Tolerância” (“Tolerantia”, no idioma original) foi o primeiro filme de animação da Bósnia: “Eu tentei criticar a própria natureza humana, porque onde eu vivo, nós tivemos uma guerra motivada pela intolerância entre religiões diferentes e essa é minha resposta pra isso.“, explica Ramadan.

Neste projeto, Ivan Ramadan foi o único responsável por todo o processo: criação, animação, trilha sonora e produção, finalizando tudo em 2,5 meses. De acordo com a entrevista que vocês podem conferir abaixo, não é fácil fazer um filme na Bósnia, mas é possível tirar um projeto do papel, como prova Ramadan com seu incrível “Tolerância”.

O filme ganhou os prêmios de Melhor Curta-Metragem e o Prix UIP (United International Pictures) no 14º Festival de Cinema de Sarajevo e o Prêmio de Melhor Filme de Animação 3D no 4º Festival de Animação Neum.

O tema é universal e especialmente atual para o momento político brasileiro. Assistam ao curta no vídeo publicado acima do post e aproveitem para refletir sobre as próprias atitude frente às diferentes opiniões. Ontem fiz uma entrevista com o Gregório Duvivier e falamos exatamente sobre isso: a função da arte e da cultura na construção de uma sociedade mais tolerante: é com a arte e pela arte que temos a oportunidade de exercer a empatia! (Em breve, publicaremos a entrevista com o Gregório no nosso canal do Youtube! Aproveitem e inscrevam-se para receber as atualizações dos novos vídeos).

Aqui embaixo, a entrevista com Ivan Ramadan:

Tags: , , , , , , ,